O violinista Ricardo Herz é uma das atrações do Palco DCult, que promete agitar Barão Geraldo com atrações a partir das 14h deste sábado: diferentes estilos musicais serão representados no palco (Divulgação)
O distrito de Barão Geraldo faz sua festa de aniversário gratuita e com ritmos de forró, músicas ciganas, jazz e big band na tarde deste sábado, 28. O palco, montado na praça que costuma receber o público de maneira descontraída e sob a sombra de algumas árvores, terá shows de diferentes estilos e em clima de festival. É o que promete o evento "Palco D'Cult", uma parceria entre a Unicamp e a Secretaria de Cultura e Turismo. "Esse projeto quer incentivar as pessoas a virem para a praça, estimular a convivência e ocupar os espaços públicos para celebrar o direito à cultura, algo muito necessário após a pandemia", diz Carolina Cantarino, coordenadora adjunta da Diretoria de Cultura (DCult) da universidade. O evento, que é o segundo deste projeto promovido este ano na Praça Durval Pattaro, celebra os 70 anos de Barão Geraldo.
A programação começa com o Forró Baile, grupo formado por músicos e multiartistas cujo repertório passeia por forrós de diferentes décadas, fazendo referência a Luiz Gonzaga, Marlene Vidal, Jacinto Silva, Dominguinhos e Dona Zefa. O repertório inclui também temas musicais em grego, árabe e espanhol, além de composições autorais que costuram as diferentes estéticas do grupo.
Em seguida, assume o palco o grupo Gadje Roma, considerado uma revelação da nova geração do jazz manouche em Campinas. Com quase dez anos de formação, o grupo busca nas sonoridades do jazz cigano tanto as canções contemporâneas quanto as tradicionais, incluindo composições autorais.
Outra atração esperada no palco é o músico Ricardo Herz, que reinventou o violino brasileiro fazendo com ele o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as melodias do choro. Ele é acompanhado no show pelos músicos Ricardo Mosca na bateria e Salomão Soares no piano. Eles misturam ritmos brasileiros (sob influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti e Jacob do Bandolim) e africanos com a improvisação do jazz.
Fechando a programação, o clarinetista Nailor Proveta se apresenta com a Big Band da Escola Livre de Música da Unicamp.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.