Obra do artista João Bosco (Divulgação)
Os artistas de Campinas, João Bosco e Vera Figueiredo, participam da "Trash Art e Caos", uma exposição que tem como proposta principal reunir produções de artistas que Reusam, Reutilizam, Recriam (os três Rs da sustentabilidade) e transformam materiais descartados e similares em obras de arte.
Estarão reunidos 24 artistas de vários estados brasileiros e várias cidades do Estado de São Paulo. A exposição é uma oportunidade para conhecer universos de pessoas criativas que possuem a capacidade e a sensibilidade de transformar o que, para muitos, é apenas “lixo” em obras de arte, que questionam essa ressignificação de suportes e materiais possíveis para a criação artística, organizando o CAOS e produzindo ARTE. A abertura acontece hoje, das 14h às 18h, no Oposta Espaço Inventivo, em Limeira.
“Trabalhei com aquilo que cai no chão. Folhas e galhos se desprendem da natureza de onde surgiram e vão habitar o solo. Caem pela ação da força da gravidade. Quero prolongar, de certa forma, o processo de desintegração natural. Não só isso. Quero também explorar e multiplicar as formas e maneiras de existir. Nesse sentido, meu levante é um gesto poético e político. Político no sentido de revitalizar o cotidiano, enaltecendo a grandeza do miúdo. Poético na maneira de reinventar possibilidades estéticas que surgem da energia das memórias, tanto das plantas quanto das pessoas.
Obra da artista Vera Figueiredo (