Várias atividades e debates serão promovidos durante o ‘Ocupa Senac: Arte e Cultura’, envolvendo autores independentes e ligados a editoras do país, que fornecerão dicas de escrita e publicação (Divulgação)
O Senac está repleto de iniciativas artísticas pensadas e organizadas por futuros produtores culturais. Até sexta-feira, o espaço vai receber o “Ocupa Senac: Arte e Cultura”, evento composto por atividades resultantes dos projetos e trajetórias dos estudantes do curso livre da turma de Produtor Cultural 1/2024. Ao longo dos dias, vão acontecer rodas com autores independentes e editorados para dicas de escrita e publicação; palestras que debaterão o cenário cultural da região; oficinas de leitura, roteiro cênico, de audiovisual e de objetos artísticos a partir de conceitos ancestrais; performance artística; e também discotecagem. A programação é completamente gratuita e aberta ao público em geral.
Um dos destaques da programação é a palestra com a secretária de Cultura de Campinas, Alexandra Caprioli, e a secretária de Cultura de São Paulo, Ligia Jalantonio, que se reúnem para dialogar sobre o papel do setor público na cultura. As rodas de conversa com os escritores e as oficinas têm vagas limitadas, portanto, mesmo sendo atividades gratuitas como o restante da programação, é preciso fazer inscrição, disponível no link https://linktr.ee/ocupaculturalsenac.
OCUPA CULTURAL
O evento tem como lema os laços e embaraços de uma turma de estudantes que atua em múltiplos campos artísticos e profissionais, mas que se encontra nas potencialidades de arte e cultura através do ofício de produtor cultural. O produtor cultural é o profissional responsável por elaborar, gerir e executar eventos, atividades, projetos ou espaços culturais. Ele pode atuar nas fases da dinâmica cultural (produção, distribuição, troca e uso) separadamente, ou então estar presente em todas elas. O “Ocupa Senac”, então, busca destacar a importância desse profissional no cenário cultural.
Os alunos e produtores culturais responsáveis pelo “Ocupa Senac” são Cecilia Muffo Araújo, Flávia de Almeida Pacheco, Guilherme Spagiari de Godoy, Ana Carolina Mercúrio Navarro, Igor Monteiro Oliveira, Juliana Cristina Benfica, Leonardo Augusto dos Santos, Letícia Amorim Nogueira, Paulo Augusto Evangelista Antualpa, Stelle Luna Cirino, Rayana Miyamoto e Duda Crespa, sob orientação de Julyana Troya e Rodrigo Ximarelli. A proposta é unir diferentes competências de cada estudante.
Programação completa
HOJE, 02/07
✔ 10h às 12h – Roda de conversa com Ana Clara Lima da Silva, autora de ‘Almas de Vidro’.
✔ 19h – Palestra ‘Cultura e território – Gestores Pontos de Cultura’, com Alessandra Ribeiro (Jongo Dito Ribeiro), Gabriel Rapassi (diretor de Cultura de Campinas), Guilherme Anastácio (EC Moro Doce), Fuluke (OMG Cultural) e Punka (Batalha Estação da Rima). Mediadora Duda Crespa.
✔ 19h às 22h – Oficina ‘Aprendendo a escrever uma peça de teatro’, com a produtora Rayana Miyamoto.
AMANHÃ, 03/07
✔ 10h às 12h – Roda de conversa com Armando Martinelli, autor de ‘Cabeça do cão na fenda do muro’.
✔ 19h – Palestra ‘Moda e Arte’, com Amanda Vieira (Unicamp), Lucas Fonseca (Respect), Ana Matos (Matos Brexó). mediadora Jul Benfica.
QUINTA, 04/07
✔ 8h às 12h – Oficina de iniciação ao roteiro e cinema brasileiro, com o diretor Roberto Limberger — Parte 1.
✔ 8h às 12h – Oficina de vivência ‘Grafismo étnico, óleos da Amazônia e pintura com tintas naturais’, com Clara Aidar
✔ 19h – Palestra ‘Papel do Setor Público na Cultura’, com Alexandra Caprioli (secretária de Cultura de Campinas), Ligia Jalantonio (secretária de Cultura de São Paulo) e Igor Oliveira (BaileyArte). Mediadora Duda Crespa.
SEXTA, 05/07
✔ 8h às 12h – Oficina deiniciação ao roteiro e cinema brasileiro, com o diretor Roberto Limberger – Parte 2.
✔ 10h30 às 12h15 – Oficina de percussão e roda de samba, com Aline Bianchi.
✔ 19h às 20h20 – Performance multimidiática sobre vida, lifestyle e arte da perspectiva de mulheres negras empreendedoras, com a trancista Iasmim Mendes.
✔ 20h30 às 21h30 – Baile da Crespa – Discotecagem e seleção de músicas referentes à cultura periférica.
PROGRAME-SE
Ocupa Senac: Arte e Cultura
Quando: até sexta-feira, 05/07
Onde: Senac Campinas Rua Sacramento, 490, Centro, Campinas Entrada gratuita
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.