Durante o evento ‘Mulher Símbolo 2024’ no último sábado, a Academia celebrou 11 nomes da cidade
Onze mulheres foram homenageadas pela Academia Campineira de Letras e Artes, destre as quais a diretora do Departamento Comercial do Correio Popular, Aline de Oliveira Rodrigues, durante evento que teve apresentações musicais (Divulgação)
A Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA) realizou no último sábado, 18 de maio, o evento solene “Mulher Símbolo 2024”, que há mais de 20 anos visa homenagear mulheres da cidade. Entre as selecionadas para receber a honraria, estiveram Eni Bertolini, Maria Cecília de Miranda, Maria Helena Pazzinato Borges, Rosa Mesa Campos, Jane Raquel Quilici, Lúcia Sinézio, Raquel Rosa, Margareth Brandini Park, Thais Costalonga Gavinelli e ainda Aline de Oliveira Rodrigues, diretora comercial do Correio Popular. A gestora foi agraciada pela ACLA pela importância de seu trabalho à frente do jornal.
De acordo com o presidente da Academia, Sérgio Caponi, a intenção do evento anual é celebrar mulheres “por serem mulheres, que já nascem dignas. Elas são importantes por si mesmas”. Ainda que algumas das homenageadas tenham grandes trabalhos aclamados, a ACLA fez questão de também festejar outras que são boas mães, por exemplo. “A maior mulher de todas foi Maria, mãe de Jesus, que deu à luz ao filho de Deus. E não é sobre religião, mas sobre a cultura judaico-cristã que ajudou a formar o Brasil”, explica Sérgio Caponi.
A escritora e acadêmica Margareth Brandini Park, uma das homenageadas, lembra do evento com carinho. “Nele, a ACLA estava com muitos abraços e burburinho de amigos que se reencontravam. Fui presenteada com a presença de amigos muito queridos.” Uma das gentilezas a tocou: “Minha professora de francês, talentosíssima em seu saber, Marisa Rosseto, me olhou nos olhos e disse: ‘Você não vai lembrar de mim. Estou aqui porque amo você’. Fiquei muito emocionada”, compartilha Margareth.
Junto às homenagens, a Academia recebeu uma exposição sobre João Bosco e apresentações musicais do tenor João Gabriel Bertolini e da soprano Thais Costalonga Gavinelli (também homenageada), ambos acompanhados por Chiquinho Costa ao piano. Outro destaque musical foi o breve recital de Heitor de Lima Alves, pianista de 16 anos que volta na ACLA no próximo dia 25 de maio, às 15h30, para fazer um concerto.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.