Jonas Arraes vem a Campinas lançar a obra que aborda o período em que o compositor se relaciona com a sociedade paraense na segunda metade do século 19
O autor Jonas Arraes conversará com o público presente, hoje, na Associação Campinense de Letras, durante o lançamento do livro (Divulgação)
O livro “Tão longe e tão distante: a presença de Antônio Carlos Gomes na belle époque de Belém do Pará” é fruto da tese de doutorado do contrabaixista, maestro e professor de História da Música, Jonas Arraes. Embora seja professor no Pará, ele fez seu doutorado na Unicamp e confessa que se sente em casa quando vem a Campinas. Ele já interpretou óperas do compositor campineiro como músico e, neste seu primeiro livro, aborda os quatro anos de relacionamento de Carlos Gomes com a sociedade paraense, entre 1882 até a sua morte em 1886. Ele contará parte dessa história nesta quarta-feira (22), no evento de lançamento, a partir das 19h30, na sede da Academia Campinense de Letras (ACL).
O livro intitulado "Tão longe e tão distante: a presença de Carlos Gomes na belle époque de Belém do Pará" advém da tese homônima de doutoramento em musicologia histórica, realizada pelo autor na Universidade de Campinas. O musicólogo e pesquisador Jonas Arraes realizou sólida carreira como instrumentista (contrabaixista), regente e produtor musical, desde meados da década de 1970. Ao longo dos anos, Jonas Arraes vem exercendo atividades na performance musical e desenvolvendo sua carreira de pesquisador e musicólogo, tendo, entre outros eventos, participado das efemérides que homenagearam, em 1996, Carlos Gomes no centenário de sua morte em Belém.
Embora Carlos Gomes já tenha sido objeto de pesquisas sob os ângulos mais diversos, o autor nos apresenta neste livro uma abordagem inédita, enfocando as relações de Gomes com a cidade de Belém do Pará. O livro desenvolve três capítulos, sendo o primeiro dedicado a apresentar ao leitor a cidade de Belém no tempo de Carlos Gomes, o mercado da música, com lojas, fabricação e vendas de piano, circuito operístico, imigração estrangeira, economia da borracha, educação musical, associações musicais, entre tantos outros fatos que fizeram de Belém uma das mais importantes cidades do mundo da época. No segundo e terceiro capítulos, o autor apresenta as relações de Gomes com o Pará no tempo do Império de da República, narrando vários eventos que explicam as causas de Carlos Gomes se deslocar de tão longe e tão distante dos locais por onde habitualmente circulava (São Paulo, Rio de Janeiro, Milão, Lisboa, Estados Unidos etc.) para vir a Belém em quatro vezes distintas, entre 1882 e 1896, ano em que faleceu aos 60 anos de idade.
O evento de lançamento do livro "Tão longe e tão distante” será conduzido pelo presidente Jorge Alves de Lima e a palestra do escritor Jorge Arraes será na abertura. Na sequência, haverá um momento musical organizado pelo presidente da ABAL-Campinas Alcides Acosta e, em seguida, o autor conversará informalmente com os presentes, inclusive autografando a publicação.
PROGRAME-SE
Lançamento do livro “Tao Longe e tão Distante”
Quando: quarta-feira, dia 22, às 19h30
Onde: Academia Campinense de Letras Rua Mal. Deodoro, nº 525, Centro
Entrada Gratuita
Informações: Tel.: (19) 3231 2854 – Instagram @academiacampinensedeletras @jonassarraes
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.