O advogado Adelmo Emerenciano será empossado hoje em cerimônia na ACL, enquanto o médico Flávio Antonio Quilici e a cantora lírica Vera Pessagno Bréscia vão ser recebidos pelos acadêmicos em julho e agosto, respectivamente
(Kamá Ribeiro)
A Academia Campinense de Letras está prestes a admitir três novos membros para a sua comunidade de acadêmicos. O primeiro a tomar posse é o advogado Adelmo Emerenciano em cerimônia solene hoje, às 19h30h. O mais novo eleito assumirá a cadeira de número 1.
“A Academia tem uma história fantástica na cidade e, ao longo do tempo, foi ocupada por pessoas muito renomadas. É uma honra fazer parte dela neste momento”, compartilha Adelmo. O advogado entende que, junto com a posse, vem também o compromisso com a ACL. “A Academia ainda tem muito a crescer, pode prestar mais serviços à sociedade, ficar mais reconhecida e aumentar seu alcance, não só na sociedade de Campinas. Ela tem porte para ser nacionalmente influente pela qualidade e dedicação de seus integrantes”, analisa Adelmo, que espera contribuir com a nova posição que passará a ocupar a partir de hoje.
De acordo com o presidente da ACL, Jorge Alves de Lima, a entrada de novos acadêmicos visa o futuro da instituição. “Essas pessoas vão garantir a perpetuação da Academia, a sua existência. São novos valores e novas inteligências que vêm para congregar com os atuais membros.”
CERIMÔNIA
A cerimônia de posse de Adelmo Emerenciano será aberta com a apresentação do novo eleito pelo acadêmico da ACL e presidente-executivo do Correio Popular, Ítalo Hamilton Barioni. Após a outorga do diploma a Adelmo, colocação do medalhão honorífico e discurso do empossado, a solenidade terá um momento musical lírico. O tenor João Gabriel Bertolini cantará “E Lucevan le stelle”, de Giacomo Puccini, e “Mattinata”, de Ruggero Leoncavallo. Depois, a soprano Marina Gabetta apresentará “Bachianas 5”, de Villa-Lobos, Babbino Caro”, de Giacomo Puccini. Em dueto, os dois interpretam “Brindisi”, da ópera “La Traviata”, acompanhados ao piano por Paula Petrogelli.
TRAJETÓRIA
Adelmo Emerenciano é advogado com quase 30 anos de experiência profissional, sócio fundador do escritório Emerenciano, Baggio & Associados - Advogados. Especialista em casos e transações de alta complexidade, ele atua representando corporações estrangeiras e nacionais. É professor há mais de 25 anos, com vários livros e artigos publicados, além de conferências realizadas no exterior. Entre seus livros, estão “Procedimentos Fiscalizatórios e a Defesa do Contribuinte” e “Tributação no Comércio Eletrônico”.
PRÓXIMOS ACADÊMICOS
Os outros dois eleitos para a ACL são o médico e escritor Flávio Antonio Quilici, cuja posse vai acontecer em 15 de julho, e a cantora lírica Vera Pessagno Bréscia, que será empossada em agosto.
“Estou honrado por assumir a cadeira de número 5 da Academia. Estou muito animado com a posse, rodeado de pessoas queridas, podendo integrar-me mais com a cultura dessa cidade que me acolheu. Nasci em Rio Claro, mas vim para Campinas em 1966, quando fiz parte de uma das primeiras turmas de Medicina da Unicamp", afirmou Flávio Quilici.
Apaixonada por literatura brasileira, Vera Pessagno, que ocupará a cadeira de número 24, explica que sempre foi reconhecida pela música, mas que está muito contente por ter esse espaço na Academia através das letras. “É uma grande honra poder dizer que agora sou imortal. Fiz uma retrospectiva de minha vida durante o período de minha eleição. Frequento a ACL há anos e agora vou participar como parte dela.”
PROGRAME-SE
Cerimônia solene de posse de Adelmo Emerenciano na ACL
Quando: Hoje, 14/06, às 19h30
Onde: Academia Campinense de Letras Rua Mal. Deodoro, 525, Centro
Entrada gratuita
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.