MEIO AMBIENTE

Em 5 anos, viveiro de Piracicaba plantou 600 mil mudas

Destas, 260 mil foram encaminhadas a cidades do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

André Luís Cia
igpaulista@rac.com.br
19/05/2013 às 05:36.
Atualizado em 25/04/2022 às 15:37

Plantadas em vasos, as mudas permanecem na estufa antes de serem levadas para um espaço ao ar lvire (Del Rodrigues)

Nos últimos cinco anos, foram produzidas 600 mil mudas de árvores no Viveiro Municipal de Piracicaba. Destas, 260 mil foram encaminhadas a cidades do Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Somente no ano passado, foram 150 mil. Em 2013, a média, tem sido de 10 mil plantas produzidas por mês. Os dados foram repassados pela engenheira agrônoma do Viveiro Municipal, Clementina Rossin.

Segundo ela, são realizadas quatro etapas de produção no local. Na primeira delas, há a coleta de sementes. Todo material é coletado por um funcionário e levado até o viveiro. Existem as épocas certas para esse procedimento. Depois de separadas, as sementes vão para o setor de germinação. Em seguida, passam por uma etapa de repicagem e; por último, são deixadas em um pátio (ver abaixo todas as etapas).

"Toda produção das plantas é realizada aqui. Para isso, temos uma equipe de 13 profissionais muito bem treinados e unidos. Isso faz toda a diferença no trabalho final", explicou Clementina. As mudas que são direcionadas para as calçadas têm que ter pelo menos 1,80 metro de altura e com troncos mais grossos para evitar as depredações. "Todas as áreas que recebem as mudas são estudadas antes. Não é toda calçada, por exemplo, que pode ter uma árvore".

Questionada sobre a situação de Piracicaba no que se refere à área verde, a engenharia citou que, apesar da cidade ter muitas áreas desse tipo, que ainda existem regiões que necessitam de mais plantios, como o jardim Monumento, região do Castelinho, Bairro Alto e Cecap. "Para esses bairros já temos projetos de plantio".

Um dos grandes aliados na luta ambiental da cidade, segundo ela, tem sido o projeto "Plante Vida - Nascemos juntos para viver", lançado pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, em 2007. Em cinco anos de execução na cidade, foram plantados mais de 28 mil diferentes tipos de árvores em Piracicaba. A próxima etapa desse programa deve acontecer em julho, possivelmente, na Rua do Porto.

No Viveiro Municipal existem hoje mais de 80 espécies de plantas diferentes que são produzidas. Cada uma tem sua particularidade e tempo de germinação, dentre elas, guaranthan e tamboril (conhecida também como orelha de negro). Dentre os projetos futuros, ela cita que está sendo planejado a montagem de um jardim sensorial.

Parte da produção de mudas do Viveiro Municipal de Piracicaba é destinada ao reflorestamento de áreas de preservação permanente na cidade e nos municípios que fazem parte da bacia do PCJ. Muitas mudas também são doadas para produtores da zona rural. O local está instalado numa área de 60 mil metros quadrados, ao lado da Lagoa Santa Rita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por