CAMPINAS

Concerto da Sinfônica tem convidados internacionais

Orquestra sinfônica de Campinas estará sob a regência do italiano Gianluca Martinenghi

Delma Medeiros
delma@rac.com.br
12/04/2013 às 05:03.
Atualizado em 25/04/2022 às 20:40
O regente Gianluca Martinenghi é o convidado da Sinfônica de Campinas (Dominique Torquato/AAN)

O regente Gianluca Martinenghi é o convidado da Sinfônica de Campinas (Dominique Torquato/AAN)

Um repertório de compositores italianos, um maestro da mesma nacionalidade e uma solista chilena são os destaques do concerto que a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) faz este fim de semana no Teatro Municipal José de Castro Mendes, sob a batuta do regente Gianluca Martinenghi.

O concerto marca também a abertura da programação da Semana da Comunidade Italiana de Campinas. Na primeira parte do programa, a Sinfônica interpreta peças de Giacomo Puccini, Charles Gounod, Roberto Leoncavallo e Umberto Giordano. Já a segunda, com solos da soprano Maureen Marambio, traz árias de óperas de Guiseppe Verdi. O repertório foi escolhido em conjunto por Martinenghi e o maestro titular e diretor artístico da OSMC, Victor Hugo Toro.

“A escolha considerou vários fatores. Primeiro, fazer uma justa homenagem a Verdi, no ano em que celebramos 200 anos de seu nascimento. Também porque a OSMC não pode ser uma orquestra só de repertório sinfônico, mas também de operístico, que é um estilo de trabalho completamente diferente e com uma linguagem muito especial”, explica o maestro Toro, citando que o Brasil tem grande tradição no universo da lírica. “Além disso, nada mais apropriado do que esse repertório para as celebrações da 19ª Semana da Comunidade Italiana de Campinas.”

O maestro titular destaca também a importância de Maureen Marambio no cenário musical atual. “Ela é realmente uma das maiores solistas que teremos a oportunidade de desfrutar na temporada 2013 da Sinfônica”, diz Toro, citando que a soprano fez carreira sólida se apresentando em teatros como Scala de Milão, Royal Albert Hall de Londres New York City Opera, La Bastille de Paris e Metropolitan Opera House de Nova York, entre muitos outros. Em sua primeira experiência à frente da Sinfônica de Campinas, o maestro Gianluca Martinenghi, se mostra agradavelmente surpreso com a resposta dos músicos.

“Eles são profissionais atentos, com sensibilidade, especialmente com um repertório italiano, que demanda cuidados particulares das cordas, arcos, metais. Senti uma postura muito colaborativa da orquestra”, afirma. Na parte dedicada a Verdi, serão apresentadas aberturas e prelúdios das óperas "I Vespri Siciliani", "La Traviata", "Nabucco", "Aída" e "La Forza del Destino".

Giuseppe Verdi (1813-1901) nasceu em uma família humilde no pequeno vilarejo Roncole, que mais tarde agregou o sobrenome do filho ilustre. Quando revelou interesse pela música, ganhou do pai uma espineta (antigo instrumento de teclado e corda, similar ao cravo), comprada com grande sacrifício, e aos 12 anos já era organista da igreja de sua cidade natal. Com a ajuda de um comerciante pode estudar em Milão e transformar-se num dos grandes compositores de ópera.

Serviço

Nesta sexta (12) e sábado (12), às 20h, no Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n, Vila Industrial, fone: 3272-9359). Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por