Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
A Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais se reuniu nesta quarta-feira (06/03) para a retomada do processo de finalização do Estatuto dos Animais. A Câmara se prepara para a votação do projeto de lei de autoria do vereador Jorge Schneider (PTB) – que também é o presidente da Comissão – que deverá nortear uma legislação específica para o setor.
O vereador explica que o documento ainda não tem uma versão final devido a mudança do departamento responsável pelo assunto, pois o atual governo criou a Secretaria do Verde que terá um Departamento de Bem Estar Animal.
Com a medida, o texto do Estatuto dos Animais, que antes falava em relação a atuação do Centro de Controle de Zoonoses, terá que ser adaptado. “Houve uma solicitação do próprio Conselho Municipal para que não apresentássemos o projeto devido a criação dessa nova secretaria onde teremos uma diretoria que determinará as diretrizes e os trabalhos da causa animal”, afirma.
Proteção e bem-estar é o que preza o Estatuto dos Animais
O vereador Luiz Rossini (PV) lembrou a importância de Campinas ter um Estatuto dos Animais e demonstrou sua preocupação com a preservação da fauna silvestre. “Cada vez mais nós vemos a cidade avançando, o desmatamento acontecendo, reduzindo os habitats desses animais e isso acaba criando e aumentando mais a pressão e as situações de conflito”, fala
Entre outros pontos a serem definidos no estatuto, está a obrigatoriedade de cadastramento e identificação dos animais; implantação de sistemas de castração e a regulamentação dos processos de transferência de propriedade ou morte do animal. A ideia é trabalhar em três grandes eixos: a castração, a política dos animais domésticos e a adoção.
Animais domésticos e superpopulação
O projeto se baseia no fato da cidade já contar com uma superpopulação de animais de estimação. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de produtos para Saúde Animal (SINDAN) 52% das casas de Campinas têm animais de estimação. A cidade só perde para Porto Alegre, com 56%, e Curitiba com 55%.
O presidente da Comissão afirma que a Câmara realizará uma audiência pública e que o projeto deverá ser votado ainda neste primeiro semestre.
O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais, Flávio Lamas também participou da reunião.
Além de Schneider e Rossini, fazem parte da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara, os vereadores Paulo Búfalo (PSOL), Neusa do São João (PSD) e Carlão do PT.
Veja também
Os perigos do transporte aéreo de animais Muitos tutores já passaram por apuros na hora de levar os bichos para viajar Organização critica ataque as baleias em game 'Assassin's Creed' Assassin?s Creed IV: Black Flag conta sobre a época dos piratas e ataque as baleias faz parte do enredo, segundo a Peta Os 5 maiores mitos sobre os gatos Amado por uns e nem tanto por outros, os felinos são cercados de histórias Bombeiros resgatam filhotes de onça-pintada Os animais foram resgatados no Amazonas e Goiás