Será possível, por exemplo, renovar receitas médicas via WhatsApp (Cedoc/RAC)
Um novo serviço entrou em operação para ampliar o canal de comunicação e facilitar a vida dos usuários do Centro de Saúde de Barão Geraldo "Attílio Vicentin". Pelo WhatsApp, os pacientes recebem orientações sobre agendamento de consultas, exames laboratoriais e eletrocardiogramas, além de informações sobre encaminhamentos para especialistas e atendimento em saúde mental. Pelo novo canal, é possível ainda renovar receitas prescritas por profissionais do Centro de Saúde. Neste caso, é preciso mandar uma foto da receita vencida e é agendado um horário para a retirada do documento renovado. Por enquanto, o projeto está apenas no CS de Barão Geraldo, mas a Secretaria de Saúde já estuda implantá-lo em outras unidades como uma forma alternativa de aproximação das unidades com os seus usuários. "Hoje, todas as unidades de saúde têm algum tipo de informatização e 80% delas são totalmente informatizadas. Além disso, os agentes comunitários de saúde utilizam tablets, que possibilitam esse tipo de atendimento", disse o prefeito Jonas Donizette durante transmissão ao vivo, ontem. O serviço de atendimento pelo WhatsApp foi planejado e desenvolvido pela equipe da unidade, que tem uma área de abrangência que atende entre 50 e 60 mil pessoas. Essa forma de atendimento virtual facilita a vida do usuário, uma vez que evita deslocamentos desnecessários por questões que podem ser resolvidas a distância. Além, é lógico, de proteger os pacientes de grupos de risco de se exporem à contaminação ou de ficarem sem acompanhamento. O contato por WhatsApp com o Centro de Saúde é feito pelo telefone (19) 9-9801-0756. O número é apenas para mensagens.