TRANSPORTE

Voto de passageiros coloca Viracopos em 9º lugar

Pesquisa avaliou serviços como estacionamento de veículos, o custo de produtos nas lojas e outros em 15 aeroportos do País

Luciana Félix
luciana.felix@rac.com.br
30/05/2013 às 22:29.
Atualizado em 25/04/2022 às 14:01

Uma pesquisa feita pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) com passageiros dos 15 principais aeroportos do País apontou que aqueles que utilizam o terminal de Viracopos, em Campinas, esperam que as obras de expansão e modernização ampliem o conforto e melhorem a oferta de serviços como estacionamento de veículos, o custo de produtos nas lojas, tragam agilidade para o check-in, qualidade de internet sem fio gratuita (wi-fi) e mais informações sobre os voos disponíveis no saguão.

Foram entrevistadas 21 mil pessoas que utilizaram os aeroportos nos três primeiros meses do ano. Elas deram notas de 0 a 5 aos seis tipos de serviços. Na soma das notas, o terminal de Campinas ficou na 9º colocação entre os 15 lugares pesquisados, com 21,2 pontos em um máximo possível de 30. Em primeiro, aparece o Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, no Ceará, que obteve 24,6 pontos.

Entre os itens apontados pelo estudo, o terminal de Campinas conseguiu a melhor colocação no quesito wi-fi. O serviço deixou o aeroporto na sétima posição, com a nota 3. A pior colocação foi na demora no atendimento de check-in, que colocou Viracopos na 12ª posição da lista, com nota 3,9.

Para Luiz Alberto Küster, presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que desde novembro último assumiu a administração do local, a pesquisa retrata um cenário anterior à implementação de melhorias que estão sendo feitas em Campinas. “Nossos levantamentos mostram que estamos melhorando diariamente”, afirmou. A pesquisa da concessionária, realizada entre os dias 12 e 14 de abril, apontou que 97% dos passageiros do terminal aprovaram as intervenções que vêm sendo realizadas pelo novo gestor desde agosto do último ano.

Preços

A pesquisa de opinião é inédita no País e revelou também que os preços cobrados pelos estacionamentos e estabelecimentos de alimentação são as principais reclamações dos usuários.

Em Viracopos, os passageiros ainda destacaram como problemas a falta de disponibilidade de bancos e caixas eletrônicos, pouco transporte público e banheiros, e também a demora na liberação de passageiros em viagens internacionais.

O mapeamento dos problemas e a análise dos indicadores, segundo a Secretaria de Aviação Civil, irão ajudar a cobrança por mais qualidade no setor. A ideia é que a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) estude os resultados da pesquisa e estipule metas para que os aeroportos se tornem mais eficientes na percepção dos passageiros.

“A partir do mapeamento, os aeroportos deverão desenvolver um plano de gestão para manter as avaliações positivas e melhorar os indicadores das áreas que com baixa avaliação do passageiro. Ou seja, a pesquisa será uma ferramenta importante porque vai servir para a construção de soluções que aprimorem a gestão dos aeroportos do País”, afirmou o ministro da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco.

Para o especialista em aeroportos e ex-superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) Mozart Mascarenhas, a pesquisa contribui muito para pautar ações nos terminais. “É uma pesquisa interessante, que mostra o que os usuários passam”, afirmou.

Com relação a Viracopos, o especialista disse que melhorou muito nos últimos meses com a administração da concessionária, porém, só receberá uma boa avaliação após o início da operação do novo terminal, que está em construção. “Foram feitas várias melhorias, mas o aeroporto ainda é falho em muitos quesitos. O resultado que Campinas obteve não é o adequado e os passageiros vão criticar isso. Vão reclamar porque há filas no check-in, porque o aeroporto possui só dois aparelhos que inspecionam bagagem. Mas não colocam mais porque não cabe. O estacionamento melhorou, mas ainda não é o ideal”, avaliou. “Mas, pelo que tenho visto, a concessionária conseguiu melhorar os espaços ociosos e trouxe melhorias no que pode”, afirmou.

Notas

Passageiros que costumam frequentar o terminal concordam em parte com as notas atribuídas pela pesquisa. Assim como o especialista, eles acham que o aeroporto melhorou bastante nos últimos meses e que o terminal chegará a um patamar importante no País. Porém, afirmam que são de extrema importância melhorias até que o novo terminal fique pronto, o que está previsto para maio do próximo ano.

A manicure Magna Araújo de Lima, de 37 anos, costuma embarcar no aeroporto ao menos quatro vezes ao ano para visitar a família, que mora em Campina Grande, na Paraíba. “O aeroporto melhorou, mas ainda falta mais. O check-in tem longas filas. Deveria ser mais rápido”, afirmou.

Para o funcionário público Vinicius Tasso, de 26 anos, o estacionamento melhorou. “Sempre foi muito complicado estacionar aqui. Melhorou, mas ainda não é o ideal”, afirmou.

O administrador Geraldo Antonio Martins, de 45 anos, acredita que o terminal de Campinas está alcançando a média dos outros terminais e faz sugestões para agilizar o atendimento e facilitar a orientação dos passageiros. “Ainda fica muito lotado em horários de pico e poderia ter mais informações espalhadas pelo terminal com os horários de voo.”

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