Bernardelli afirmou que a Câmara chegou a abrir processo para a contratação da obra, mas não começou (Divulgação)
O presidente da Câmara de Campinas, Zé Carlos (PSB), disse ontem que uma área do Legislativo, onde está a presidência da Casa, corre risco de cair porque uma viga de sustentação pode ceder e comprometer a estabilidade de todo o prédio. "Não podemos ficar esperando uma decisão judicial, porque são vidas humanas em risco. Assim que receber o laudo, vamos analisar e decidir e, se for o caso, mudamos de prédio enquanto a obra estiver sendo realizada. Não dá para ficar esperando", afirmou.
Segundo o ex-presidente da Câmara, Marcos Bernardelli (PSDB), um laudo pericial realizado no ano passado, por perito contratado pela Câmara e Prefeitura, apontou deficiências na construção, mas sem risco de queda e orientou que a área fosse desocupada. "Isso foi feito. Os serviços foram transferidos para outras áreas do prédio e no espaço permaneceram o gabinete do presidente e uma sala anexa, informou.
Segundo ele, Câmara ingressou com uma ação para produção de provas, preparatória a uma ação para apuração de responsabilidade sobre a obra, realizada há cerca de 20 anos. A Justiça nomeou um perito para a avaliação das condições estruturais do prédio e laudo está para sair. "Esperamos esse laudo para definir se faríamos ou não a reforma", disse.
Bernardelli afirmou que a Câmara chegou a abrir processo para a contratação da obra, mas que não começou porque que isso eliminaria as falhas na construção e não haveria como responsabilizar ninguém. "Seguimos a orientação do primeiro perito, que aconselhou a desocupar a área afetada", disse.
Zé Carlos aguarda esse laudo e, dependendo do resultado, defende que a reforma do prédio tenha início rapidamente, antes mesmo de uma decisão judicial sobre a responsabilização em relação aos danos à estrutura do prédio.