Expositores apresentam ao público um pouco do universo místico em eventos na Estação Cultura (Ricardo Lima)
Após dois anos do pesadelo da pandemia da covid-19, com os eventos públicos suspensos devido às medidas de distanciamento social, a alegria e descontração voltaram a reinar em um final de semana para lá de agitado na Estação Cultura, em Campinas. O local foi palco do Festival do Acarajé e da quarta edição do Mercado Místico, eventos multiculturais que reuniram diversos expositores e encantaram o público que esteve presente na antiga e tradicional estação de trem campineira.
Considerado um patrimônio imaterial da Bahia e cultural brasileiro, o acarajé foi o grande anfitrião da festa. O bolinho feito com feijão fradinho frito em azeite de dendê e recheado com camarão, vatapá e caruru caiu no gosto dos visitantes. O evento apresentou diversas opções para degustar o acarajé, desde o tradicional à versão no prato.
O arquiteto Rafael Lio, 38 anos, esteve no evento com a família e aprovou as opções gastronômicas. "Estávamos precisando da volta dos eventos. E isso aqui está maravilhoso. Os pratos são incríveis. É uma opção de turismo muito boa para a cidade", disse.
A dona de casa Maria Leontina Silva, 62 anos, disse que por conta da pandemia não saiu de casa nos últimos dois anos, e estava ansiosa por um passeio. "Estou adorando. É muito bom poder passear novamente.", disse.
Responsável pelo evento, o organizador Márcio Carneiro Alvarez, 42 anos, disse que a proposta do Festival do Acarajé é oferecer ao público uma imersão na cultura brasileira e no resgate de tradições. "Nossa expectativa é muito grande. Devemos ter uma boa presença de público. As pessoas passam o dia todo aqui visitando os estandes", reforça.
Apesar do momento ainda de pandemia, a organização do festival espera alcançar um público nos dois dias de pelo menos 30 mil pessoas. Segundo a organização, o festival reuniu baianas que hoje residem em Campinas e São Paulo, e que trouxeram um pouco da cultura para o sudeste do país. Os pratos no festival variam de R$ 22 a R$ 70.
Mercado Místico
O Mercado Místico trouxe ainda shows, danças, palestras e vivências para a Estação Cultura. Com 60 expositores vindo de diversas regiões do país, o mercado foi uma boa opção para as pessoas vivenciarem novas culturas, como o meio esotérico, místico e holístico. São previstas para os dois dias de evento 21 palestras e vivências, além de 26 apresentações artísticas.
A artista Suelem Correa, 32 anos, apresentava um pouco da cultura xamânica aos visitantes do evento. "Nossa intenção é mostrar toda a tradição xamânica. Fazer o público vivenciar diferentes culturas. Trata-se de um evento multicultural maravilhoso", disse.
O Festival do Acarajé e o Mercado Místico ficam até hoje das 10h às 20h na Estação Cultura. A entrada é gratuita. A Estação Cultura Campinas fica na Praça Marechal Floriano Peixoto s/n, Vila Rialto.