Projeto leva os participantes para conhecer um pouco da trajetória maravilhosa desse imortal, gênio das Américas
A estátua do maestro Carlos Gomes, em Campinas (Divulgação)
Moradores de Campinas participaram no sábado (3) de um passeio de duas horas pelo Centro, percorrendo lugares que marcaram a vida do maestro Antônio Carlos Gomes, o Tonico. Carlos Gomes faleceu em 16 de setembro de 1896 e, por isso, neste mês, a proposta da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas é popularizar o autor da ópera O Guarani. "No 'Mês Carlos Gomes', estamos fazendo a popularização com os passeios e o Festival Carlos Gomes no próximo domingo. Queremos fazer o nome dele chegar ao grande público e que as pessoas entendam a importância de preservar as memórias", destacou a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.
A guia que conduziu o passeio, Giovana Baú, afirmou que é uma honra participar desse projeto para preservar a memória do compositor. E que todos possam conhecer um pouco da trajetória maravilhosa desse imortal, gênio das Américas.
Gislaine Ferreira de Paula Oliveira participou do passeio para conhecer mais a história não apenas do maestro, mas da cidade. "A gente mora aqui há muito tempo, mas às vezes, não conhecemos esse lado cultural, esse lado bom que a cidade oferece. Tem muitos lugares aqui que eu não passava há anos e não conhecia a história. Então, é muito rico. É importante falar sobre o que aconteceu em Campinas e sobre as memórias que ficaram. É um passeio excelente e eu aconselho todo mundo a fazer. É importante conhecer o lugar que vivemos. Uma cidade não vive sem história”, disse.