OTIMISMO

Vendas de natal movimentarão R$ 6,97 bilhões na RMC, projeta Acic

Previsão é de aumento de 3% em comparação ao registrado ano passado na data mais importante do comércio brasileiro

Bruno Luporini/bruno.luporini@rac.com.br
17/11/2024 às 09:43.
Atualizado em 17/11/2024 às 09:43
Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano-Novo são datas que movimentam as lojas na reta final do ano; comerciantes estão otimistas com um crescimento nas vendas em 2024, antecipando, inclusive, a decoração dos estabelecimentos para atrair o público em busca de presentes de Natal (Alessandro Torres)

Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano-Novo são datas que movimentam as lojas na reta final do ano; comerciantes estão otimistas com um crescimento nas vendas em 2024, antecipando, inclusive, a decoração dos estabelecimentos para atrair o público em busca de presentes de Natal (Alessandro Torres)

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) projeta R$ 6,97 bilhões em vendas de Natal para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), aumento de 3% em comparação ao montante de 2023. De acordo com a entidade, a data é a mais importante para o comércio brasileiro, especialmente pelo recebimento do 13˚ salário, algo que tradicionalmente aumenta o poder de compra da população. 

Para Camila Sanches, gerente há sete anos de uma loja de variedades e presentes localizada na avenida Francisco Glicério, Centro de Campinas, “contando o antes e depois da pandemia, esse é o melhor Natal que nós já tivemos e ainda nem chegou a data”. Ela afirmou que o segredo para o crescimento das vendas foi antecipar as vendas de artigos natalinos. “Logo após o Dia das Crianças, em outubro, nós já começamos a montar a decoração para o Natal”, explicou. A estratégia funcionou, uma vez que a clientela encontrou artigos temáticos na loja antecipadamente. 

Dentre os artigos mais procurados estão as árvores de diversos tamanhos, bolas coloridas, fitas, enfeites de mesa e as luzes (pisca-piscas). “Nossa expectativa para dezembro é que as vendas dos artigos natalinos também alavanquem os produtos para presentes, especialmente no setor de brinquedos. Com isso esperamos dobrar as vendas em relação ao ano passado”, concluiu Camila. A aposentada Helena Cardoso, 72, é uma das pessoas que já comprou as decorações para as festas. “Eu renovo todos os anos a decoração. Neste ano, as cores principais são dourado e vermelho para a árvore e para os itens decorativos de mesa”, contou. Ela reforçou que sempre compra os pisca-piscas à pilha, não utilizando nenhum produto que precise de tomada. “Eu tenho muitos netos, é uma maneira de protegê-los.” 

Em outra loja, também na Francisco Glicério, um casal estava com as duas filhas pequenas, uma de 3 anos e a outra de apenas 4 meses, comprando diversos artigos de decoração. A mãe, Mary Ellen Lisboa, 32, explicou que neste ano a família quer celebrar o nascimento de Cristo e a união familiar, “desejando votos para um ano de 2025 melhor”. Comprando uma árvore, luzinhas, enfeites para decorar os móveis e laços coloridos, o pai, Caleb Moreira Dias, 29, complementou. “Nossa ideia também é recriar aquele Natal que vivemos na infância e passar para as meninas um clima acolhedor, da alegria de ganhar um presente.” 

Fora do Centro, no bairro Vila Padre Anchieta, Paulo Plachi, sócio de uma loja de papelaria e presentes há 38 anos, também aposta nos artigos natalinos para impulsionar as vendas. “Nós começamos as vendas dos artigos de Natal todos os anos após o Halloween. A nossa expectativa é, ao menos, superar a inflação anual. Queremos aumentar as vendas em 10%”, revelou. Ainda no Padre Anchieta, em uma loja de moda feminina, a vendedora Brenda Monick comentou que apesar de a loja não investir em produtos ou decoração natalina, as vendas sempre aumentam no Natal. “É a época do ano que mais vendemos. São principalmente blusas e vestuário feminino em geral, para presente.” 

EMPREGOS TEMPORÁRIOS 

De acordo com a Acic, as contratações temporárias para o segundo semestre de 2024 estão aquecidas. Unindo as datas de Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano-Novo, a projeção de aumento é de 4,06% com relação à 2023, representando 16.535 vagas para a RMC. Dessas, são esperadas 13.602 novas vagas para o final do ano (Natal e Ano Novo). Das vagas abertas, 7.811 serão em lojas de Campinas, representando um aumento de 3,86% na comparação com 2023. As projeções da entidade seguem o otimismo do comércio de rua e também dos shoppings. Em um centro comercial localizado no Jardim do Lago, a expectativa de crescimento nas vendas para o Natal é de 11% em relação à 2023, o que também impulsiona as contratações temporárias. “O momento é promissor tanto para aqueles que procuram novas oportunidades profissionais quanto para as empresas que podem descobrir novos talentos”, analisou o economista da Acic, Mario Eduardo Campos. 

A Acic destacou as principais competências comportamentais que os varejistas procuram em candidatos que concorrem a uma vaga no mercado: ser atencioso, ter postura e educação, conseguir se relacionar bem com as outras pessoas, ter afinidade com o produto que vai trabalhar, colaborar para uma boa experiência de compra, não induzir clientes a uma compra equivocada e entender que atingir a meta é consequência de um bom atendimento. 

FESTIVIDADES 

A Parada de Natal está marcada para o próximo dia 7 de dezembro na avenida Francisco Glicério. O espetáculo conta com mais de 1,5 mil participantes, como atores, dançarinos e bailarinos. Participam escolas de dança, grupos culturais, folclóricos, entidades, consulados de países que têm representação em Campinas e bandas marciais, além da participação de carros alegóricos construídos por uma equipe de Parintins. 

O evento faz parte da programação do Natal Caminho dos Sonhos, realizado pela Prefeitura Municipal de Campinas em parceria com a Acic. Em 2023 a Parada de Natal atraiu mais de 10 mil pessoas. “Ano passado a Glicério ficou tomada por crianças, adultos, idosos, que se encantaram com a música, dança e os carros alegóricos”, relembrou Adriana Flosi, secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação. 

Os bairros também serão contemplados com atrações. Denominados como "Shows Encantados", os espetáculos vão passar por 15 pontos da cidade, com apresentações musicais, artísticas e teatro. As atrações começam no final desta semana, a partir da sexta-feira, dia 22, no campo de futebol da rua Ipê da Várzea, no Cafezinho, às 20h. Sábado, 23, a Vila Padre Anchieta recebe a atração às 19h na Praça da Integração, Avenida Papa João Paulo II, e no domingo, dia 24, é a vez do São Marcos, com o evento marcado para às 18h na Avenida Maria Luiza Pompeu de Camargo. A programação completa está disponível no site: www.natalcaminhosdossonhos.com.br

DOAÇÕES 

A Rede Mário Gatti lançou na última quinta-feira uma campanha para arrecadação de brinquedos que serão entregues às crianças internadas nos hospitais Ouro Verde, Mário Gattinho e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Carlos Lourenço, Anchieta Metropolitana, São José e Campo Grande. A campanha receberá brinquedos para crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, até o dia 20 de dezembro. A coordenadora da área de Humanização da Rede, Lucimeire Martini, informou que a proposta é levar alegria e fazer com que as crianças internadas sintam a magia do Natal. “Pedimos brinquedos novos, sem embalagens de presente, porque queremos que as crianças escolham o que mais gostarem”, ressaltou Lucimeire. As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no térreo do prédio administrativo do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, localizado na avenida Prefeito Faria Lima, 340.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por