TRT-15 recebe doações nas sede judicial e administrativa, respectivamente na Av. Barão de Jaguara (foto) e na Rua Dr. Quirino, e também no Fórum Trabalhista, localizado na Av. José de Souza Campos (Kamá Ribeiro)
A mobilização em prol das vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul aumenta a cada dia. Agora, o 15º Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15), em conjunto com outros órgãos ligados ao Direito, e a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) estão com campanhas de arrecadação de medicamentos, ração animal e demais itens de primeira necessidade. A Prefeitura de Campinas também enviou na última quarta-feira, 15, mais uma carreta com 39 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul. O destino do veículo é a cidade de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
TRT
Em uma demonstração de solidariedade e cooperação, o TRT-15, a Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), o Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação dos Advogados Trabalhistas de Campinas (AATC) uniram forças na campanha solidária SOS/ RS-15. O objetivo é proporcionar assistência essencial à população do Rio Grande do Sul, que enfrenta desafios decorrentes da inundação provocada pelas alterações climáticas.
Para facilitar o processo de contribuição, há postos de coleta em 100 unidades judiciárias, entre Varas e Fóruns, espalhadas pela jurisdição, que abrange 599 municípios paulistas, além das sedes judicial e administrativa do TRT-15 no Centro de Campinas. Podem ser doados alimentos não perecíveis, água mineral, itens de vestuário, itens de cama e banho, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza a seco, ração para pet.
Em Campinas, os postos de coleta estão nos saguões das sedes judicial e administrativa do TRT-15 em Campinas (Avenida Barão de Jaguara, 901, e Rua Dr. Quirino, 1080, respectivamente) e no Fórum Trabalhista de Campinas (Avenida José de Souza Campos, 122).
MEDICAMENTOS
Já a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) está arrecadando uma ampla gama de itens essenciais, como medicamentos controlados para doenças crônicas, antibióticos, analgésicos, antitérmicos, produtos infantis, soro fisiológico, gaze, álcool 70%, seringas e outros.
Os medicamentos devem estar dentro do prazo de validade e com a embalagem devidamente lacrada. Amostras grátis, que estejam nas condições mencionadas, também podem ser doadas. Todas as doações serão encaminhadas para a Associação dos Médicos do Rio Grande do Sul (AMRIGS), responsável por uma distribuição segura e eficaz, de acordo com as necessidades específicas de cada região afetada pelas enchentes. Como a demanda de medicamentos varia a cada dia, não há restrições para doação.
As doações podem ser feitas na sede social da SMCC, localizada na Rua Defino Cintra, 63, no Centro de Campinas, ou nos campi I e II da UNIFAJ, em Jaguariúna.
PODER PÚBLICO
Campinas já enviou mais de 112,5 toneladas de donativos para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. A primeira carreta, além de alimentos, levou 20 mil copos e 300 litros de água e meia tonelada de roupas. No mutirão de sábado, foram arrecadas 72 toneladas de produtos que já chegaram no Sul e estão sendo distribuídos. “Quero agradecer o apoio das pessoas e das empresas engajadas nessa iniciativa tão importante”, disse o prefeito Dário Saadi (Republicanos).
Um bote também foi despachado para ajudar nas ações de resgate nas áreas alagadas. Além disso, uma equipe com servidores da Defesa Civil e da Emdec foi ao Sul em uma missão humanitária que vai ajudar na identificação do dimensionamento do desastre.
A estrutura da Campanha do Agasalho de Campinas está sendo utilizada para gerenciar a coleta. Pontos adicionais de coleta podem ser encontrados no site da Prefeitura de Campinas. As instituições que quiserem contribuir podem ligar para (19) 2116-0165 ou (19) 2116-0281 para receber um ponto de coleta.
A Prefeitura, através da Secretaria de Transportes, também ampliou o número de terminais de ônibus que passaram a compor a lista de postos de arrecadação da campanha. Agora as doações podem ser feitas nos terminais Barão Geraldo, Campo Grande, Central, Ouro Verde, Satélite Íris e Vila União. A mobilização nos terminais está arrecadando água, produtos de higiene e limpeza, cobertores, alimentos e ração para animais.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.