Detalhes do evento foram definidos em reunião do Comitê da Operação Estiagem (Rojério Capela)
No dia 22 de junho, sábado, das 9h30 às 12h, o Largo do Rosário será palco do Treinamento Prático de Extremos Climáticos, evento que representa a etapa prática da Capacitação de Líderes Comunitários. Realizada entre março e maio nas cinco regiões de Campinas, a Capacitação de Líderes Comunitários para Enfrentamento de Extremos Climáticos preparou o terreno para esta iniciativa.
O evento abordará técnicas de enfrentamento a diversas situações cotidianas relacionadas ao clima, com o apoio do Orçamento Cidadão e da Defesa Civil de Campinas, além da colaboração do Corpo de Bombeiros, Sanasa, CPFL e das Secretarias do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde e Serviços Públicos.
Além de ser uma continuidade da Capacitação de Líderes Comunitários, o Treinamento Prático de Extremos Climáticos visa capacitar os participantes para lidar eficazmente com as variações climáticas, fornecendo ferramentas e conhecimentos relevantes para enfrentar essas situações.
Os detalhes do evento foram definidos em reunião na quinta-feira, 6 de junho, com os membros do Comitê da Operação Estiagem. A ação também integra a programação de atividades da Operação.
Cerca de 50 pessoas são esperadas no treinamento, segundo o diretor do Orçamento Cidadão, Arlindo Dutra.
"São líderes comunitários, conselheiros do Orçamento Cidadão e mais pessoas que participaram das primeiras edições teóricas. As pessoas estão empolgadas e querem entender mais e multiplicar esse conhecimento em suas comunidades", destacou.
Quem quiser se inscrever antecipadamente para o treinamento pode fazê-lo por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbeg6zDV3N4S4tbUZWr7zV8wfg3dye_PZbYAcjzQaeg5mZJA/viewform?usp=sf_link.
BOMBEIROS
De acordo com o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, esse será um momento para que todos que participaram das primeiras edições tenham oportunidade de conhecer e vivenciar na prática situações que podem encontrar no dia a dia.
"Um exemplo é o treinamento que será fornecido pelo Corpo de Bombeiros para ensinar como sair de um carro energizado e o de Serviços Públicos sobre como proceder com relação a galhos de árvores que possam ter caído sob a fiação", disse Furtado.
"Essa mobilização da comunidade é importante e pode salvar vidas", afirmou.
A ação também terá espaço para trabalhar o tema da pessoa com deficiência, com atividades que simulam os desafios que PCDs enfrentam em seu cotidiano e pensando também em situações de emergência.
Como parte do treinamento, a Defesa Civil vai mostrar como medir quantidade de chuva com pluviômetro e ensinar como se cadastrar para receber os alertas por SMS com informações de risco e autoproteção enviando mensagem com o CEP para o 40199.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.