Aviões de carga em Viracopos, principal ponto de entrada e saída de produtos da RMC (Cedoc/RAC)
A Secretaria de Aviação Civil (SAC) informou que a partir desta quarta-feira (15), os órgãos públicos responsáveis pelo processo de liberação de cargas aeroportuárias começam a funcionar durante 24 horas, todos os dias, nos aeroportos de Guarulhos, Viracopos, Manaus (AM) e Galeão (RJ). A medida foi definida em reunião da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) no último dia 18.
Em 2012, esses quatro aeroportos responderam por 76% de toda a carga aérea movimentada no País. Guarulhos liderou, com 291 mil toneladas. Campinas, Manaus e Galeão movimentaram, juntos, 476,9 mil toneladas no mesmo período.
De acordo com a SAC, a mudança aumentará o ganho no tempo médio e no custo de liberação de cargas. "A Conaero vai monitorar ainda a implementação da ação, para análise da demanda e das necessidades específicas de cada aeroporto. A perspectiva é que o funcionamento 24 horas seja replicado em outros aeroportos conforme o volume de movimentação de cargas", explicou Juliano Noman, secretário de Aeroportos da SAC, em nota.
A mudança não prevê novas contratações. Haverá somente alteração do horário de trabalho dos agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Agricultura, Pesquisa e Abastecimento (Mapa), da Receita Federal, da Polícia Federal, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Infraero.
A SAC também informa que iniciou no último dia 3, em parceria com a lnternational Air Transport Association (IATA), os órgãos anuentes e demais instituições que atuam nos aeroportos, a implementação do Projeto Piloto de Cadeia Logística de Carga Aérea Segura no Aeroporto de Guarulhos.
O objetivo é realizar a inspeção da carga fora do aeroporto e garantir que a partir daí ela permaneça segura. "Com a Cadeia Logística de Carga Aérea Segura é possível aliviar a infraestrutura dos aeroportos, facilitar e agilizar o embarque de cargas, que terá seu processamento no simplificado com garantia dos requisitos de segurança", cita a nota da SAC.