Um dos lugares afetados pelo temporal de quinta-feira foi o Centro de Lazer Arquiteto Jaime Lerner, praça que fica próxima à Avenida Brasil (Rodrigo Zanotto)
Após mais um temporal em Campinas, agora na tarde de quinta-feira, na sexta-feira (13) foi dia de contabilizar prejuízos e fazer a limpeza da cidade. De acordo com a Prefeitura de Campinas, no feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foram registrados 19,2 milímetros de chuva, o que provocou a queda de mais 58 árvores, erosão em via pública e alagamento de imóveis. No total, a Defesa Civil esteve presente em 73 ocorrências. O Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou ventos de 37,8 km/h por volta das 16h40 de quintafeira.
As tempestades também atingiram duas aeronaves da Azul Linhas Aéreas, que tem base em Campinas. Uma delas pousou em Curitiba e outra no Aeroporto Internacional de Viracopos. As imagens dos aviões com o "nariz" amassado circularam nas redes sociais. A empresa, em nota, disse que as aeronaves foram impactadas após passarem por "localidades com incidência de chuva de granizo".
70 homens, divididos em sete equipes, da Secretaria de Serviços Públicos trabalharam na limpeza da cidade com a ajuda de caminhão com cesto elevatório e máquinas picadoras de galhos. Outras 600 pessoas foram destinadas às manutenções realizadas em bosques, parques e praças públicas. “Temos ainda 40 caminhões basculantes e 50 máquinas operacionais trabalhando em toda cidade no dia de hoje (sexta-feira) e no sábado também”, disse na sexta-feira (13) o secretário municipal da Pastas, Ernesto Paulella.
Uma das ocorrências mais graves foi registrada no Parque Santa Bárbara, onde houve erosão nas margens do córrego que corta o bairro. Equipes da Prefeitura trabalhavam na contenção do talude de córrego que ameaçava até a queda do asfalto.
A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa) foi obrigada a interditar o espaço recém-criado Jardim dos Espelhos. Uma árvore foi atingida por um raio durante a tempestade e foi necessário isolar o local. O espaço seria reaberto na sexta-feira (13) mesmo a partir das 18h. Hoje e amanhã ele funciona das 6h30 às 20h, com espaço reduzido.
As chuvas que vêm atingindo Campinas e demais cidades da região desde o último domingo provocaram o fechamento de todos os parques públicos da cidade por 24 horas. Eles foram reabertos, mas a cidade manteve o estado de atenção. A medida de precaução (sempre que o volume de chuva atingir 80 mm) faz parte de plano que está em vigor desde o início deste ano, após a queda de um eucalipto no Parque do Taquaral, que ocasionou a morte de uma menina de 7 anos.
PREVISÃO DO TEMPO
A Defesa Civil reforçou o alerta para tempestades na região de Campinas neste fim de semana e orienta a população a evitar circular por áreas alagadas. As fortes chuvas são provocadas devido à passagem de uma frente fria, com condições para temporais, seguidos por raios, fortes rajadas de vento e queda de granizo.
A população pode se cadastrar no Sistema de Alerta da Defesa Civil, que envia mensagens de texto com recomendações e avisos sobre chuva, raios e temporais. O serviço é gratuito. Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199 colocando o CEP da residência no assunto da mensagem.
Em caso de quedas de árvores sobre vias públicas ou imóveis, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone 199. Por meio deste número, é possível solicitar também uma vistoria da Defesa Civil caso seu imóvel tenha sido afetado pela chuva. Para solicitações de podas e extrações de árvores, o contato é pelo telefone 156. Em caso de emergências, o contato deve ser feito pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.