203 ANOS NO BRASIL

Sessão especial da Câmara marca a abertura da Semana do Maçom em Campinas

Cerimônia, presidida pelo vereador Marcelo Silva, contou com a presença das três principais potências maçônicas estaduais: GOB-SP, GLESP e o GOP

Bruno Luporini/bruno.luporini@rac.com.br
20/08/2024 às 05:21.
Atualizado em 20/08/2024 às 11:58
Sessão especial de abertura da Semana do Maçom, realizada ontem na Câmara Municipal de Campinas; evento foi instituído pela lei municipal 11.623 sancionada em 2004 (Alessandro Torres)

Sessão especial de abertura da Semana do Maçom, realizada ontem na Câmara Municipal de Campinas; evento foi instituído pela lei municipal 11.623 sancionada em 2004 (Alessandro Torres)

Na tarde desta segunda-feira, 19, a Câmara Municipal de Campinas sediou a sessão especial de abertura da Semana do Maçom. Instituída pela lei municipal 11.623, sancionada em 2004, a cerimônia foi presidida pelo vereador Marcelo Silva (PP) e contou com a presença das três principais potências maçônicas estaduais: o Grande Oriente do Brasil de São Paulo (GOB-SP), representado pelo Grão-Mestre Ruberval Ramos Castello; a Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (GLESP), na figura do Grão-Mestre Flávio José Bianchini; e o Grande Oriente Paulista (GOP), representado pelo Grande Secretário da Guarda do Selo, Paulo José Pereira Curado.

Segundo membros da Ordem presentes ao evento, uma potência maçônica é uma organização que governa e coordena as atividades de várias lojas maçônicas dentro de uma determinada jurisdição. Essas potências são responsáveis por manter a regularidade e a conformidade das práticas maçônicas, além de promover os princípios e valores da maçonaria.

Durante os discursos, destacou-se a necessidade de tornar a Maçonaria mais atuante no poder público, desmistificando a percepção de que se trata de uma instituição secreta. "Muitas pessoas têm esse preconceito com a Maçonaria, mas não! Todos os princípios e virtudes das pessoas que trabalham em prol da sociedade, em projetos culturais, assistenciais, educacionais e políticos, entendendo que é uma instituição que trabalha para a sociedade", afirmou o vereador Marcelo Silva. Questionado sobre as áreas de atuação prioritárias da Maçonaria, o vereador pontuou: "Principalmente no terceiro setor com as pautas assistenciais. No apoio às creches e organizações não governamentais, onde muitos maçons trabalham, às vezes assumindo um papel de poder público, trabalhando na obtenção de recursos dentro das próprias entidades".

As atividades das potências maçônicas foram discutidas em outro encontro, realizado em 13 de agosto, em Brasília, durante a Suprema Congregação do Grande Oriente do Brasil. O evento contou com a presença de todos os grão-mestres e secretários do país, que traçaram a linha de trabalho das lojas até o final de 2025. O tema "Educação - Cenário para um Brasil Melhor" foi escolhido como a principal pauta para o segundo semestre deste ano, reforçando a preocupação das potências em se mostrarem atuantes e acessíveis em discussões públicas. "A Maçonaria nada mais é do que congregar as pessoas que tenham interesse em trabalhar pela sociedade civil, pelo engrandecimento do país. Estamos plantando em todas as lojas essa importância de pertencimento. Oferecemos cursos online e em parceria com faculdades e escolas, para ajudar as pessoas com menos condições financeiras", pontuou o GrãoMestre do GOB-SP, Ruberval Castello.

A Semana do Maçom tem como objetivo ressaltar o papel da Maçonaria na sociedade, oferecendo sessões e debates temáticos dentro das lojas, além de reforçar o caráter acessível e político das instituições. "É uma oportunidade de disseminar valores essenciais, como respeito, igualdade, tolerância e justiça. Contribuindo para o fortalecimento de uma sociedade mais consciente e comprometida com o bem comum", reforçou o vice-presidente do Conselho Estadual do GOB-SP, Sinval Dorigon.

MAÇONARIA E O GOB-SP

O Grande Oriente do Brasil (GOB) nacional completará 203 anos em 2024 e é constituído por homens dispostos a atuar socialmente. Com uma estrutura hierárquica semelhante à de um governo, as representações discutem pautas de forma organizada. "Os presidentes das lojas são como os prefeitos, o grão-mestre é o governador e o soberano é o presidente, trabalhando de forma equânime para que todos tenham a mesma palavra", explica Ruberval Castello, Grão-Mestre do GOB-SP. O braço estadual do Grande Oriente do Brasil foi refundado em 2018 e conta com cerca de 16.800 irmãos distribuídos em 627 lojas. "Temos como membros pessoas de toda a sociedade: pedreiros, médicos, empresários, diretores de montadoras, todos trabalhando juntos para o crescimento da sociedade brasileira", completou Castello.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por