Ao todo, foram 719 sugestões de prioridades enviadas pela internet
Logo após Segurança Pública, que recebeu 81 sugestões, a pavimentação asfáltica foi o tema abordado por 75 contribuições enviadas pelos cidadãos; Saúde, Transporte e Mobilidade receberam 73 demandas cada (Kamá Ribeiro)
A população de Campinas fez 719 sugestões de prioridades para o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano de 2025. Os temas que receberam mais contribuições durante a consulta pública, encerrada no dia 31 de março, foram a Segurança Pública, com 81 sugestões, seguida de Pavimentação Asfáltica com 75. Em terceiro lugar ficaram empatadas Saúde e Transporte e Mobilidade, com 73 cada. Já o bairro com o maior número de participações foi o Village Campinas, localizado no distrito de Barão Geraldo, com 189 contribuições, quantidade que representa 26% do total. O Parque dos Pomares ficou em segundo lugar com 68 envios de sugestões e a Vila Nova registrou 62.
A consulta, que foi feita pela internet no site da Prefeitura de Campinas, é um complemento do trabalho do Orçamento Cidadão, que percorre a cidade em assembleias para receber as demandas da população. Quem não pode ir aos encontros presenciais conta com o recurso para garantir a participação. A medida também atende a uma recomendação do i-EGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Segundo o secretário de Finanças, Aurílio Caiado, a fase de consulta é importante para o ganho de eficiência das políticas públicas. “A população de Campinas é sempre muito participativa e a administração precisa muito dessa contribuição para aplicar os recursos sempre da melhor forma possível”, explica o secretário.
Durante as assembleias presenciais do Orçamento Cidadão foram apresentadas 318 demandas. O Orçamento Cidadão foi instituído pela Lei 15.238/2016 e está vinculado à Secretaria Municipal de Relações Institucionais. Os conselheiros eleitos, representantes da sociedade, são escolhidos a partir de uma divisão entre 15 administrações regionais e quatro subprefeituras/distritos. Também existe a representação por temas, critério que elege 18 conselheiros, e ainda há 16 coordenadores de conselhos.
Além das áreas citadas, os moradores de Campinas apontaram as suas demandas nas áreas de Educação, Assistência e Inclusão Social, Saneamento, Esporte e Lazer, Cultura, Iluminação Pública, Habitação, Meio Ambiente, entre outras.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.