Administração Municipal calcula que 18 mil passageiros serão beneficiados diariamente com as modificações; Dário destacou a implantação de cobertura nas plataformas e nas duas entradas (Rodrigo Zanotto)
A Prefeitura anunciou na quarta-feira (4) à tarde as obras de revitalização do Terminal Mercado. Durante o evento, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) assinou a Ordem de Serviço (OS) para o início das obras. Os investimentos são de, aproximadamente, R$ 1,5 milhão (R$ 1.449.276,32), uma contrapartida da empresa Construtora Patriani. As obras serão iniciadas no dia 13 de novembro e devem ficar prontas até meados de março, uma vez que o prazo estimado para a conclusão é 120 dias. A estimativa de usuários que serão beneficiados com a reforma é de 18 mil por dia.
O Terminal Mercado terá o seu fechamento em duas etapas, ainda sem mais informações sobre datas, para minimizar os impactos aos usuários. Em cada etapa, uma parte do terminal será fechada - e as que atendem no espaço impactado serão remanejadas para ruas próximas. Também será feita a implantação de duas entradas com bilheterias. Entre as principais intervenções que serão realizadas no Terminal Mercado está prevista, ainda, a reformulação de todas as plataformas, que ficarão mais espaçosas e confortáveis.
A Prefeitura divulgou outras modificações pensadas para requalificar o Terminal Mercado: nova cobertura nas plataformas e nas duas entradas; construção de banheiros para pessoas com deficiência, tanto feminino como masculino; espaço família; reforma dos banheiros que existem atualmente; o espaço da área operacional da Emdec será reformado e os motoristas terão um espaço próprio; o terminal terá piso podotátil em toda a área. Ainda serão feitas reformas na parte elétrica, hidráulica, drenagem e esgoto. Espera-se que o espaço também fique mais agradável e bonito, com um novo paisagismo e nova comunicação visual.
O prefeito Dário Saadi lembrou que o município passa por uma série de obras para a revitalização do Centro, incluindo a reforma do Mercado Municipal, e destacou, no projeto do Terminal Mercado, a implantação de cobertura no local. “Sempre falei que me incomodava muito o terminal ao ar livre”, disse, afirmando que a reforma proporcionará mais segurança e conforto aos usuários do transporte público. “É importante a gente melhorar a qualidade dos nossos terminais”, defendeu o prefeito de Campinas.
“O Terminal Mercado foi entregue no final da década de 1970. Esta reforma é algo histórico”, destacou o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete, ao apresentar o projeto. “As plataformas serão reformuladas e, com isso, vamos melhorar a qualidade da operação, principalmente e exclusivamente para o usuário do transporte público”, afirmou.
O anúncio ocorreu na Sala Azul do Paço Municipal. Além do prefeito e do presidente da Emdec, o evento também contou com a participação do secretário de Transportes Fernando de Caires, do vereador e presidente da Câmara Municipal Luiz Rossini, do vereador Carlinhos Camelô e do diretor regional da Patriani, Mateus Molines de Faveri. Também estiveram presentes representantes da concessionária Campibus e das cooperativas Cotalcamp e Altercamp, além de técnicos da Emdec.
O Terminal Mercado fica na rua Álvares Machado, 1.134, no Centro de Campinas, e é atendido por 21 linhas de ônibus: 230, 240, 241, 242, 244, 249, 250, 251, 252, 253, 254, 255, 256, 257, 260, 261, 263, 265, 265.1, 271 e 273.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.