A futura ciclovia da região do Parque Prado vai ampliar o sistema cicloviário de Campinas, que soma atualmente 100 quilômetros de extensão (Alessandro Torres)
A região do Parque Prado, na Zona Sul de Campinas, vai ganhar nova ciclovia. As obras estão sendo feitas no canteiro central das avenidas Brunoro de Gaspari e São José dos Campos. De acordo com informações da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a obra é fruto de uma contrapartida da construtora MRV pela instalação de um empreendimento imobiliário na cidade. O Município conta atualmente com cerca de 100 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.
A futura ciclovia terá 2,6 quilômetros de extensão, com o trajeto começando na altura da Avenida Baden Powell e seguindo até a Estação de Ônibus Parque Prado, na altura da Avenida Washington Luiz, com derivação para a marginal do Piçarrão, interligando a uma ciclovia já existente. As obras começaram no início de novembro. A Emdec informou que acompanha a implantação da estrutura e que é responsável por aprovar o recebimento da obra ao final dos trabalhos.
Em agosto deste ano, o Sistema Cicloviário de Campinas chegou aos 100 quilômetros de extensão com a inauguração do trecho de quase 4 quilômetros ligando a Vila Santana, no Distrito de Sousas, até uma cervejaria localizada na estrada para o Distrito de Joaquim Egídio. Com a inauguração, o município totaliza exatos 101,38 quilômetros de rotas cicloviárias, que incluem ciclovias (pista destinada às bicicletas), ciclofaixas (sinalização da faixa de rolamento para uso exclusivo pelas bicicletas), ciclorrotas (melhor caminho indicado aos ciclistas, normalmente em vias de menor tráfego) e calçadas compartilhadas entre pedestres e ciclistas. O trajeto da última rota entregue à população tem início na Avenida Júlia Conceição Alves e segue pela Rua Anésio L. Raizer, Avenida Antônio Carlos Couto Barros e ruas Artur Teixeira de Camargo, Antônio Prado, Jacinto Martineli. O percurso termina na estrada Sousas/ Joaquim Egídio.
PLANO
O Plano Cicloviário para Campinas foi criado através da Lei número 13.288, de 10 de abril de 2008, e sancionada na gestão Hélio de Oliveira Santos. Ele começou a ser preparado pela Emdec em 2014, no governo Jonas Donizette. O Plano total contemplava inicialmente 100 quilômetros de ciclovias em diferentes regiões do município.
"Estamos seguindo a determinação do prefeito Dário Saadi, de implantação de novas rotas cicloviárias. E, neste processo, a participação de cicloativistas, que utilizam as ciclovias como meio de deslocamento, tem sido muito importante, com sugestões de novos traçados, colaborando para aumentar o sistema cicloviário do município", enfatizou na época o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, que destacou que a marca de 100 quilômetros atingida era importante e deveria ser comemorada.
Em junho deste ano foi entregue a Ciclofaixa da Escola de Cadetes. Também foram inauguradas recentemente a Ciclovia Pirelli/Terminal Satélite Íris, que faz parte do eixo da Avenida John Boyd Dunlop, dando continuidade à ciclovia/ciclofaixa Jardim Florence/Pirelli, com extensão de 0,70 quilômetro e a Ciclovia da Vila Olímpia, com extensão de 0,87 quilômetro.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.