Grupo conta com 18 medidas voltadas para a redução de impactos ambientais; parceria de 10 anos com cooperativa de reciclagem é uma das principais adotadas em prol do meio ambiente
Durante os eventos e na área reservada para o café da manhã, o grupo adotou a utilização de copos recicláveis que são facilmente descartáveis; ao todo, são 18 ações de sustentabilidade implantadas tantos nos hotéis como nos restaurantes da Rede Vitória (Rodrigo Zanotto)
A indústria hoteleira em todo o Brasil está no mesmo caminho de outros segmentos de negócios, expandindo ações para reduzir os impactos ambientais nas respectivas operações e nas comunidades onde atuam. Essa também é uma das preocupações da Rede Vitória Hotéis, com cinco unidades em Campinas, Paulínia e Indaiatuba, todas na Região Metropolitana de Campinas (RMC). São 18 ações de sustentabilidade implantadas tantos nos hotéis como nos restaurantes.
As medidas adotadas vão desde a escolha por eletroeletrônicos e lâmpadas com maior eficiência energética e menos gastos até o uso de chaves inteligentes com controle da iluminação e abertura de portas dos quartos. Para evitar impressões, informativos e cardápios são disponibilizados para acesso por meio de QR Code. A Rede Vitória Hotéis ainda realiza a coleta de óleos utilizados nas cozinhas dos restaurantes e a coleta e separação de recicláveis.
Consumo de água e de energia elétrica caíram após ações
Segundo a direção da Rede Vitória Hotéis, o grupo acelerou nos últimos anos a implementação de ações sustentáveis em suas unidades, além de firmar parceria com cooperativa de reciclagem (Reciclamp), com geração de empregos e renda para catadores e familiares. A coleta seletiva, inclusive, foi a primeira destas ações, sendo iniciada há mais de 10 anos.
SEGMENTOS
Ricardo Lauer, responsável pela área de sustentabilidade da Rede Vitória Hotéis, explicou que a preocupação do grupo hoteleiro é constante e com planos atualizados periodicamente. Ele destacou a importância da coleta seletiva. Mensalmente, os cinco hotéis recebem um fluxo muito grande de visitantes e eventos corporativos, o que resulta em uma grande quantidade de resíduos, com grande impacto ambiental. “Um exemplo é a utilização de copos recicláveis, facilmente descartáveis, nos eventos e na área destinada ao café da manhã. Dessa forma, conseguimos diminuir o impacto ambiental. Por exemplo, o copo e outros lixos recicláveis são destinados a um espaço existente no hotel, onde tudo é separado e duas vezes por semana recolhido por uma cooperativa parceira da comunidade, que retira o material reciclável e o leva para a destinação correta”, disse.
Outro destaque, na avaliação do responsável pela área de sustentabilidade da Rede Vitória Hotéis, é do consumo consciente da água, outro item de alto consumo nos hotéis. “Instalamos em todas as unidades torneiras temporizadas nas áreas comuns e com arejador nos quartos, o que reduz o desperdício e economia no consumo da água. As medidas adotadas para redução de gastos de energia elétrica também são importantes, já que é outro item de alto consumo dentro de um hotel. Com isso conseguimos reduzir, em média, 5% do consumo de água e de 8% a 10% o de energia elétrica”, afirmou.
Além da parceria com a Reciclamp, a Rede Vitória Hotéis também busca incentivar parceiros e fornecedores para boas práticas. “Buscamos sempre fornecedores regionais que tenham ações e práticas sustentáveis e também com projetos voltados para ações sociais, alinhados com nossas políticas para estes dois segmentos”, complementou.
ESG
A adoção de ações ESG são cada vez mais comuns, principalmente no meio empresarial. De acordo com Ricardo Lauer, responsável pela área de sustentabilidade da Rede Vitória Hotéis, essas inovações são necessárias pensando no futuro da nossa sociedade, especialmente no aspecto ambiental. “Claro que existe um olhar corporativo em torno dessas ações ESG, mas temos de entender que os impactos em nível social, em prol da população, e em nível ambiental são fundamentais, pois elas vão impactar diretamente no nosso futuro enquanto sociedade”, contou.
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) explicou que ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). De modo geral, o ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração.
O termo ESG surgiu pela primeira vez em um relatório de 2004, da Organização das Nações Unidas (ONU), chamado Who Cares Wins (Ganha quem se importa). A sigla ESG une três preocupações que as empresas devem ter: Environmental ou Ambiental, referente a práticas e princípios adotados na empresa para a conservação do meio ambiente, Social, que diz respeito à relação que a empresa tem com as pessoas do seu entorno, e Governance ou Governança, que é a forma de como a empresa realiza a gestão dos seus processos, com foco na transparência.
Ainda de acordo com o Sebrae, além de ser um diferencial competitivo e de atrair investidores para o seu negócio, as boas práticas ESG trazem outras vantagens. Empresas com ações de ESG correm menos riscos de enfrentarem problemas jurídicos, trabalhistas e fraudes. Também há a redução dos custos operacionais, ganhos de produtividade, fidelização de clientes que valorizam o consumo de produtos e serviços sustentáveis, melhoria na imagem e reputação da marca, emissão de green bonds, que são títulos de dívida para projetos que promovem impactos positivos no meio ambiente, acesso às linhas de crédito verde e melhores índices de satisfação, atração e retenção de talentos.
REDE
Localizada em uma das regiões mais desenvolvidas do Brasil e referência em segmentos como pesquisa, tecnologia, turístico e gastronômico, a rede Vitória Hotéis nasceu em março de 2000 na cidade de Campinas. A primeira unidade do Grupo foi o Residence NewPort, instalado no bairro Cambuí, em Campinas. No decorrer dos anos, a marca cresceu na região ao inaugurar mais quatro empreendimentos. Hoje, a rede conta com três hotéis em Campinas (Vitória Hotel Concept Campinas, Residence NewPort e Vitória Hotel Express Dom Pedro), um em Indaiatuba, (Vitória Hotel Convention Indaiatuba) e um em Paulínia (Vitória Hotel Convention Paulínia).
Todas as unidades oferecem expertises e serviços direcionados às diversas necessidades de seus clientes, em especial ao público que viaja a negócios e corporativo, além de atividades voltadas para o comportamento e social, por meio de nove espaços gastronômicos entre restaurantes, bares e academias. No segmento gastronômico, três restaurantes do grupo são premiados pela Revista Veja Comer&Beber Campinas.
A Rede também tem a marca de estar em constante reinvenção no mercado. Com o propósito de fazer com os hóspedes vivam momentos diferenciados, além da estadia, conforto e qualidade, acrescentou recentemente aos seus serviços pacotes com passeios nos finais de semana e feriados. São experiências como visitações a destilarias de gim, produção de queijos artesanais, vinícolas, atividades esportivas no Distrito de Joaquim Egídio e experiências gastronômicas com empresas parceiras.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.