Segundo a Emdec, em média, 27 mil veículos passam pelo Complexo Viário Túnel Joá Penteado diariamente, em ambos os sentidos: local terá reforço da sinalização (Gustavo Tilio)
A emissão das multas de trânsito pelos equipamentos de radar em Campinas sempre foi alvo de críticas e polêmicas entre os motoristas. Um estudo, que vem sendo realizado pela Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), pretende ranquear os radares que mais emitiram penalidades na cidade, com o objetivo de conscientizar os condutores em relação aos limites de velocidade e respeito à sinalização.
Dados preliminares, já computados pela empresa, apontam, até o momento, que o radar instalado no Complexo Viário Túnel Joá Penteado, no interior do túnel, no sentido Centro-bairro, segue sendo o que mais registra infrações em comparação aos demais equipamentos instalados na cidade.
A velocidade máxima permitida no local é de 50km/h e, no período de janeiro a novembro de 2022, foram registradas 27.782 multas por velocidade superior à máxima permitida. Isso representa 2.525 penalidades a cada 30 dias aos motoristas que trafegam pelo local onde o radar está instalado. São 84 multas por dia ou cerca de 17 a cada hora de tráfego naquele ponto. Um estudo completo está em fase de finalização pela empresa e deverá ser divulgado nos próximos dias. Campinas dispõe de 144 radares instalados, dos quais 68 pontos de medidores fixos de velocidade.
Entretanto, diante dessa constatação sobre o volume de multas registrado no equipamento operado no interior do túnel, a Emdec se antecipou e iniciou um projeto, entre dezembro e este mês, para reforçar a sinalização horizontal de solo e vertical da via mediante a instalação de placas.
O Complexo Viário Túnel Joá Penteado será o primeiro local a receber a iniciativa. A intenção é, justamente, a de alertar os motoristas em relação à presença do equipamento em uma das vias, cuja velocidade estipulada é a de 50km/h em todo o trecho no interior do túnel, evitando-se uma quantidade alta de autuações.
Segundo a empresa municipal, em média, 27 mil veículos passam por lá diariamente, em ambos os sentidos. A medida de reforço na sinalização adotada visa a incentivar entre os motoristas a atenção ao cumprimento da velocidade máxima permitida.
Pelos cálculos da Emdec, considerando-se que trafegam por aquele equipamento de fiscalização (sentido bairro) 412.740 veículos no mês, apenas menos de 1% dos veículos que circulam por lá foram autuados. No entanto, para a empresa, esse número é relevante e requer atenção.
O próprio presidente da Emdec, Vinicius Riverete, afirmou que, quando um radar emite um número excessivo de multas, é necessária uma análise mais detalhada daquela via, no sentido de se compreender os motivos dessa circunstância e promover ações e implantação de mecanismos que possam orientar mais adequadamente os motoristas quanto à velocidade máxima a ser respeitada.
"Quando o radar apresenta um volume alto de penalidade, significa que o equipamento perdeu a sua efetividade. Por isso, iniciamos esse projeto para intensificar a sinalização, promover a segurança viária e incentivar o respeito à sinalização. Ele é um projeto-piloto, então, vamos analisar os resultados pelos próximos meses e decidir sobre a sua expansão", esclareceu Riverete.
Ação no local
As saídas do túnel, em ambos os sentidos, receberam reforço na sinalização. No sentido Centro-bairro, antes da revitalização, dispunha de duas placas de regulamentação de velocidade (50km/h) e outras duas destacando a presença de equipamentos de fiscalização eletrônica. Agora, no total, são seis placas de regulamentação de velocidade, sendo duas delas com tamanho maior (80 cm de diâmetro).
Também há outras quatro placas alertando sobre a fiscalização eletrônica, sendo duas localizadas a 200 metros do equipamento e outras duas a 100 metros do radar. A sinalização horizontal (de solo) também foi reforçada em ambos os sentidos. Legendas com a velocidade máxima permitida na via foram implantadas nas três faixas de rolamento, no sentido Centro-bairro. Em ambos os sentidos, ainda, nas divisões de faixa de rolamento, foram colocadas tachinhas. O dispositivo tem a finalidade de tornar o trânsito mais seguro e ordenado.
Em 2022
No ano passado, 170,5 quilômetros de vias do município receberam reforço da sinalização. Além disso, 7.510 placas foram instaladas, 303 rampas de acessibilidade foram executadas e 44 novos semáforos foram implantados.