As doações de cabelo podem ser feitas durante todo o ano (Divulgação)
Profissionais de saúde da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar cortaram os cabelos na manhã desta segunda-feira, 21 de outubro, para doar as mechas para confecção de perucas para mulheres em tratamento oncológico na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
A doação de cabelos é uma das ações desenvolvidas pela Rede, dentro do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Os cortes foram realizados pela cabeleireira Márcia Neves, que faz trabalho voluntário todas as segundas-feiras no Hospital Mário Gatti, quando corta os cabelos de pacientes internados.
As mechas serão doadas à ONG Cabelegria, organização que confecciona e distribui gratuitamente perucas para crianças e mulheres com câncer em todo o País.
A voluntária Edna Castelli participou da ação e foi a primeira vez que doou cabelos. “Eu tinha visto a campanha no ano passado, mas não tinha conseguido saber onde seria a ação. Desde então não cortei o cabelo para poder participar esse ano”, afirmou.
Joice Oliveira, profissional do Núcleo de Ensino e Pesquisa da Rede, também doou cabelos pela primeira vez. “Ano passado pensei em cortar mas tive receio de não curtir muito cabelo mais curto. Mas dessa vez me animei”, disse.
Campanha
As doações de cabelo podem ser feitas durante todo o ano. Para participar, a mecha deve ter no mínimo 15 centímetros, e não importa se tem química ou é tingido, informa a coordenadora da área de Humanização, Lucimeire Martini.
Antes do corte é preciso lavar e deixar o cabelo secar naturalmente, depois fazer um rabo e amarrar com elástico e cortar. A mecha deve ser colocada em um saco plástico e entregue na área de Humanização, que fica no prédio administrativo do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.
Também podem ser doados sabonete, creme dental, creme de barbear para o trabalho voluntário que a cabeleireira Márcia Neves realiza às segundas-feiras com pacientes internados. Tanto os cabelos quanto os produtos de higiene podem ser entregues na área de Humanização, no prédio administrativo do Hospital Mário Gatti.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram