População reclama que esferas de concreto, instaladas para separar a ciclofaixa da via, são atingidas diariamente por motoristas (Alessandro Torres)
Parcialmente entregue, a revitalização da Avenida Campos Sales, no Centro, divide opiniões de motoristas, pedestres e lojistas que frequentam a via diariamente. A reforma de uma das principais avenidas da cidade, que conta com um intenso comércio de rua, é demanda antiga dos empresários que possuem negócios no local e que ansiavam por um projeto similar ao da Avenida Francisco Glicério. No entanto, o projeto aplicado é diferente do que alguns esperavam e causa queixas no comércio. Por outro lado, há quem elogie a intervenção e a avalie como positiva.
De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete, a mudança levará tempo para ser assimilada pela população, uma vez que inaugura um novo modelo urbanístico viário. Para ele, a obra fará mais sentido quando o paisagismo for concluído. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, responsável por esse braço da intervenção, a conclusão integral deve acontecer apenas no fim de maio.
O vendedor Kaiton Ruan dos Santos, de 24 anos, aprova a nova Campos Sales, mas com ressalvas. “Melhorou a calçada, melhorou o asfalto, melhorou parada de ônibus, mas essas bolas aí ficaram muito estranhas. Qualquer carro que encosta e abre a porta bate nelas”, diz o jovem que trabalha em uma loja na avenida.
As esferas de concreto apontadas por Santos são, de fato, o maior alvo de críticas dos lojistas. Instalados para separar a ciclofaixa da faixa de rolamento e da via, os acessórios são atingidos diariamente por motoristas.
“A única coisa que melhorou aqui foi o aterramento da fiação, mas essas bolas estão causando acidentes todos os dias. Há poucos dias uma mulher ficou com o carro preso sobre elas e foi preciso cinco homens para desencalhar o carro”, conta José Carlos Ferreira, de 75 anos, que trabalha na região da Campos Sales há 18 anos. “Estraga para-choque, estraga pneu. Quem paga o prejuízo?”, questiona.
Ricardo Moreira, de 61 anos, tem opinião similar. Para ele, a única melhora se deu em relação à nova pavimentação. “Melhorou o asfalto, mas essas bolas, essa pintura nova que tirou uma faixa de rolamento e esses postes instalados no meio da rua tornaram o trânsito pior. Não ajudam em nada o motorista”, diz.
Em meio às críticas, há entusiastas. Um deles é o empresário Edvaldo Rios, 55 anos, dono de uma loja de itens de cozinha industrial anexa à Avenida Campos Sales há mais de 20 anos. “Quase quebramos. Amarguramos oito, nove meses sem vender e perdemos 60% da receita. Agora está perfeito. As vagas rápidas ficaram boas, as calçadas, as paradas de ônibus. Ficou muito mais limpo e desobstruído. Que as pessoas saibam que a Campos Sales está de cara nova e voltem a passar por aqui”, celebra.
POSICIONAMENTO
Sobre as críticas, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, avalia que o projeto levará tempo para ser compreendido. Ele diz ainda que o modelo será melhor assimilado quando concluído.
“É uma obra que beneficia sobretudo o pedestre que anda pelo Centro. O projeto foi pensado para que as pessoas possam interagir, sentar, caminhar, gozar de mais acessibilidade. Toda mudança exige tempo para que as pessoas se adaptem. Além disso, quando a parte paisagística estiver concluída os itens conversarão entre si e farão mais sentido”, explica.
Sobre os postes instalados próximos às faixas de rolamento, Riverete explica que eles integrarão o projeto paisagístico, e que as calçadas serão preenchidas pelo mobiliário, o que tornará tudo "menos confuso". Em relação às esferas de concreto, a Emdec ressalta que removerá parte delas dos pontos com maior incidência de acidentes. Os acessórios serão substituídos por tachões a partir desta terça-feira (9). Há a previsão de que floreiras sejam colocadas no lugar de 50 das esferas durante a implantação do projeto paisagístico.
Segundo o presidente da Emdec, proprietários de imóveis na Avenida Francisco Glicério experimentaram valorização de 30% a 40% dos imóveis após a revitalização da via. Ele acredita que o mesmo deve acontecer na Campos Sales. A reforma começou em 26 de janeiro do ano passado. Com entrega prometida para ocorrer um ano depois, a obra foi parcialmente entregue no início de março. A conclusão completa deve ocorrer apenas no fim de maio, com mais de três meses de atraso, após a finalização do projeto paisagístico.
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