MEIO AMBIENTE

Prêmio RAC-Sanasa anuncia os projetos vencedores nesta segunda-feira

Nove iniciativas serão contempladas em três categorias: Público, Privado e Terceiro Setor

Da Redação
28/04/2024 às 17:54.
Atualizado em 29/04/2024 às 08:43

Waldomiro Bett, o ‘Seo Beto’, promoveu uma mudança radical na Praça Nair Roberto Gallani, no Parque Residencial Fazenda Roseira, em Campinas; o local que estava tomado pelo mato foi transformado em espaço repleto de árvores frutíferas à disposição da comunidade (Rodrigo Zanotto)

No momento em que países se unem para discutir e enfrentar a crise climática, com a crescente perda de natureza e de biodiversidade, além do aumento da poluição e de resíduos, o Prêmio RAC-Sanasa de Responsabilidade Ambiental premiará as melhores iniciativas de preservação ambiental na segunda-feira, dia 29. O projeto, uma parceria entre o jornal Correio Popular, do Grupo Rede Anhanguera de Comunicação (RAC), e a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa), chegou à sua 17ª edição com a divulgação de 38 iniciativas que buscam promover a educação ambiental, a preservação dos recursos naturais e as práticas de sustentabilidade. Serão nove contemplados, três em cada categoria (Público, Privado e Terceiro Setor).

Desde o dia 20 de maio de 2023 até o dia 3 de fevereiro deste ano, sempre aos sábados, as páginas do Correio Popular foram tomadas de exemplos de práticas responsáveis que se tornam essenciais para a preservação do meio ambiente e para a manutenção da qualidade de vida dos moradores da Região Metropolitana de Campinas (RMC), formada por 20 municípios, área de abrangência do prêmio.

As reportagens difundiram iniciativas de órgãos públicos, empresas e organizações não governamentais, grupos assistenciais e comunidades. O intuito é mostrar, em cada matéria, a importância do engajamento nos cuidados com o planeta. As ações que se tornaram matérias do jornal – e que concorrem ao prêmio de reconhecimento – foram avaliadas por um júri.

Durante 38 semanas, o leitor conheceu detalhes de projetos fantásticos, mantidos por capital nacional ou estrangeiro, que incentivam a logística reversa, o reaproveitamento de resíduos e os investimentos que permitiram reduzir o envio de lixo para os aterros sanitários. Da mesma forma, foram divulgadas pequenas ações comunitárias que contribuíram para a preservação do solo, do ar e dos recursos hídricos.

A pouco mais de um mês para o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a 17ª edição do projeto de responsabilidade ambiental RAC-Sanasa mais uma vez cumpriu seus objetivos ao trazer para os leitores exemplos de ações realizadas em Campinas e região em prol da preservação ambiental.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. A data foi instituída em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Ela foi escolhida para coincidir com a data de realização da conferência. Em 2024, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) escolheu o Reino da Arábia Saudita para a sede do Dia Mundial do Meio Ambiente, ao destacar os esforços pioneiros do país em âmbito local, regional e internacional, e liderança em iniciativas no sentido de aumentar a conscientização e promover ações para proteção de nosso meio ambiente. Este ano, a temática é a restauração da terra, desertificação e resiliência à seca.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por