NEGOCIAÇÃO

Prefeitura quer comprar sede do Clube Cultura e instalar secretarias no local

Localizado na Rua Irmã Serafina, no Centro, prédio abrigaria diversas secretarias municipais; assembleia de sócios na segunda-feira debaterá proposta da Administração

Luiz Felipe Leite/luiz.leite@rac.com.br
21/09/2024 às 10:01.
Atualizado em 21/09/2024 às 13:11

A sede social do Clube Semanal de Cultura Artística está localizada no Centro, a poucos metros do Palácio dos Jequitibás; proposta da Administração Municipal para comprar o imóvel será avaliada segunda-feira (Alessandro Torres)

A Prefeitura de Campinas fez uma proposta para comprar a sede social do Clube Semanal de Cultura Artística de Campinas, localizado na Rua Irmã Serafina, no Centro da cidade. A aquisição, no entanto, somente poderá ser confirmada caso os sócios titulares da agremiação autorizem a negociação. Na noite de segunda-feira, dia 23, uma Assembleia Geral Extraordinária, convocada pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo do Clube, vai apreciar a proposta da Administração Municipal.

Trata-se de mais uma medida para requalificar a região central, assim como a tentativa de transferir a Câmara de Campinas para o Palácio da Justiça, a restauração do Pátio dos Leões pela PUC-Campinas e a desapropriação do Edifício Santana (considerado o primeiro arranha-céu da cidade) para a criação de uma nova policlínica municipal.

O edifício da sede social do Clube Semanal de Cultura Artística de Campinas está desocupado desde 2016, após o fechamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que funcionava no local. O encerramento das atividades ocorreu por determinação do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). Até o ano passado, havia um projeto para transformar o imóvel no "Boulevard Masserani", um espaço que combinaria atrações culturais, como um piano-bar, e lojas.

Em entrevista concedida ao Correio Popular, publicada no último dia 14 de agosto, o presidente do Clube, Claudinei Cremonesi, explicou que o empresário que havia locado o prédio desistiu do negócio em dezembro do ano passado, depois de o local ter sido invadido três vezes em apenas duas semanas. Durante essas invasões, alguns itens que estavam sendo instalados para a montagem dos espaços comerciais foram roubados. Diante disso, uma nova solução teria de ser encontrada, o que pode se concretizar com a venda do prédio para a Prefeitura de Campinas.

O objetivo, segundo afirmou o prefeito Dário Saadi (Republicanos) em propaganda eleitoral gratuita veiculada na televisão na noite do dia 18, é ocupar o espaço com algumas secretarias municipais, algo similar ao que pretende ser feito com o prédio atualmente ocupado pela Câmara Municipal no bairro da Ponte Preta, que é de propriedade da Prefeitura, mas ocupado pelo Legislativo desde 2006. Nesse caso, se a sede do Legislativo for transferida para o Palácio da Justiça, a intenção é que ele se torne um centro administrativo com vários órgãos e departamentos que atualmente estão em imóveis alugados. A prioridade será para os setores que estão instalados em um raio de dois quilômetros da atual sede da Câmara.

REPERCUSSÃO

O Clube Semanal de Cultura Artística de Campinas, em nota oficial na página da agremiação, afirmou que, apesar das tratativas em curso, nenhuma negociação foi efetivada em relação ao prédio da sede social, no Centro de Campinas. De acordo com o comunicado, os sócios titulares vão avaliar e decidir se aceitam uma proposta oficial pelo histórico prédio localizado na região central durante a Assembleia Geral Extraordinária de segunda-feira.

Ainda segundo os responsáveis pela agremiação, sem o aceite dos associados não será possível seguir com qualquer acordo de negociação do patrimônio do clube, o que é "uma prerrogativa inalienável dos sócios do Clube Cultura, que são os responsáveis por determinar os rumos da instituição”, encerrou.

Estão convocados para a Assembleia os sócios titulares quites com as mensalidades do Clube e que pertencem ao quadro social no mínimo há 12 meses. O encontro será realizado no dia 23 de setembro. A primeira convocação acontecerá às 19h e a segunda convocação às 19h30, no Salão do Restaurante do Clube, na sede de campo, no Distrito de Sousas.

Em contato via telefone, o presidente do Clube, Claudinei Cremonesi não quis dar detalhes sobre a proposta, como valores e condições. Ele também não confirmou quem enviou a oferta, mas reforçou a necessidade dos sócios serem consultados e aprovarem uma eventual venda da sede social da agremiação. “Nós temos uma entidade interessada no prédio, mas isso vai ser objeto ainda de Assembleia Geral dos Associados. É uma medida que segue o estatuto do Clube”, disse.

A campanha do prefeito Dário Saadi (Republicanos) informou que a divulgação da compra se tratou de um equívoco e que a propaganda veiculada na televisão foi alterada, excluindo o trecho em que ele se referia à sede social do Clube Semanal de Cultura Artística de Campinas. Já a versão que foi disponibilizada nas redes sociais do candidato à reeleição não contém a afirmação de que o local foi ou vai ser adquirido pela Administração Municipal. Por meio de nota, a Prefeitura de Campinas confirmou que as tratativas da compra do local estão em curso, mas que apenas falará sobre o interesse na compra da sede social após a assembleia da agremiação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por