Estação do BRT (Bus Rapid Transit) Ipaussurama/Shopping Bandeiras será construída na Avenida John Boyd Dunlop (Rodrigo Zanotto)
Anos depois do início das obras do BRT Campo Grande, a Prefeitura de Campinas colocou fim ao impasse envolvendo a construção da Estação do BRT (Bus Rapid Transit) Ipaussurama/ Shopping Bandeiras, na Avenida John Boyd Dunlop, e emitiu a ordem de execução para conclusão do corredor. Este é o único trecho que não nem mesmo a faixa exclusiva para os ônibus que operam o sistema. O investimento é da ordem de R$ 15,2 milhões.
As obras fazem parte de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) firmado entre o Shopping Parque das Bandeiras e o governo local como contrapartida pela aprovação do empreendimento, inaugurado em agosto de 2012. No entanto, em 2023, reportagem publicada pelo Correio Popular mostrava que o impasse continuava e que a conclusão do corredor aguardava a construção dessa estação e do viaduto da Avenida John Boyd Dunlop sobre a Rodovia dos Bandeirantes, viaduto que era de responsabilidade da Prefeitura.
Além da estação, o empreendimento também é responsável pela execução do viário do entorno e pela construção de uma passarela de pedestres que dará acesso aos usuários do transporte público até o centro comercial. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, amobilização para as obras começou no início deste mês. “Nós expedimos a ordem de serviço e, em breve, com certeza, veremos a movimentação das máquinas para a construção dessa estação que é a última do Corredor BRT Campo Grande. O investimento do shopping, via TAC, será da ordem de R$ 15,2 milhões. Estimamos que a obra seja executada dentro de seis meses”, contou.
Outra obra importante para conclusão do Lote 2 do BRT Campinas é o viaduto da avenida John Boyd Dunlop sobre a Rodovia dos Bandeirantes que também está em fase final de construção. A previsão da Administração Municipal é que o elevado seja aberto ao trânsito de veículos no início do mês de junho. A conclusão desse viaduto vai permitir uma duplicação da passagem sobre a Rodovia dos Bandeirantes e a consequente melhora no trânsito da avenida John Boyd Dunlop, tanto para quem trafega do bairro para o Centro como para quem está no sentido contrário – do Centro para o bairro.
O Corredor BRT Campo Grande compreende 17,9 quilômetros de extensão, saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí. No total são 17 estações, três terminais, 13 pontes e viadutos, incluindo o primeiro estaiado de Campinas.
O BRT campineiro irá beneficiar cerca de 450 mil pessoas que residem nos distritos do Campo Grande e Ouro Verde. O sistema contempla estações de transferência e infraestrutura adequada, veículos articulados ou biarticulados, corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens, embarque e desembarque pela esquerda (junto ao canteiro central das avenidas), embarque em nível e pagamento desembarcado. O sistema será mais seguro, rápido, eficiente e confiável.
OBRAS DO PAES
O Mapa de Obras do PAES (https://obras.campinas.sp.gov.br/obras.php) é atualizado todos os meses. O cidadão pode acompanhar e fiscalizar o andamento de cada empreendimento no site. O portal traz informações gerais das obras mostrando o tipo de projeto e o local onde o recurso público está sendo investido. A Prefeitura defende que essa ferramenta tecnológica, além de dar visibilidade ao trabalho que vem sendo realizado por ela, é uma forma de controle social e de prestação de contas para a população de Campinas.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.