BEM-ESTAR ANIMAL

Prefeitura de Campinas tem nova instalação para abrigar animais resgatados

Novo endereço fica em uma área verde a cerca de 100 km de Campinas, na cidade de Mairinque; feiras de adoção voltam a acontecer em maio

Da Redação
25/04/2024 às 08:58.
Atualizado em 25/04/2024 às 08:58

A transferência dos cães e gatos para o novo espaço foi feita de forma planejada, com veterinários do DPBEA fazendo todo o acompanhamento para a adaptação dos animais (Divulgação)

Os animais abrigados no Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) de Campinas estão de casa nova. Eles foram levados para canis e gatis construídos especialmente para eles em um novo endereço, numa área verde a cerca de 100 km de Campinas, em Mairinque (SP). A transferência dos cães e gatos para o novo espaço foi feita de forma planejada, com acompanhamento de adaptação dos animais pela equipe veterinária do DPBEA, e já foi concluída. Outra novidade é a retomada das feiras de adoção, que voltam a acontecer em maio.

Segundo a Prefeitura, as novas instalações abrigam os animais de forma digna e respeitando os conceitos de bem-estar animal. As construções de alvenaria são parcialmente cobertas, com proteção para vento e chuva, e com solário. Além disso, permitem ampla movimentação dos animais, já que o espaço conta com uma área destinada para que os animais possam se exercitar e socializar ao ar livre.

O novo espaço foi construído pela empresa vencedora da licitação (Pregão nº 250/2023) para prestação de serviços de alojamento, manutenção e tratamento de animais (cães e gatos). O novo alojamento funcionará até a construção do Centro de Integração Animal (CIA).

“Este é mais um avanço na proteção e bem-estar animal em Campinas. Cães e gatos em instalações adequadas e a contratação de feiras de adoção, que voltam a acontecer. O trabalho segue cada vez com mais conquistas, entre as quais o terreno transferido recentemente para o município para a construção do Centro de Integração Animal", diz o secretário da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Rogério Menezes.

O CIA terá quatro mil metros quadrados de edificações, incluindo o Samu Animal, uma clínica veterinária, um espaço para recuperação de animais silvestres, área de adoção, espaço para tratamento de animais domésticos, um aviário e instalações para animais de grande porte, além da sede administrativa do DPBEA.

De acordo com Rogério, a contratação de um novo espaço (em Mairinque) se tornou necessária devido às condições gerais do abrigo no DPBEA. A estrutura foi herdada do antigo Centro de Controle de Zoonoses, adaptada para recebimento dos canis e exigia uma reforma muito grande. O secretário Rogério informou que, no futuro, Campinas terá uma sede própria para abrigar os animais.

A Prefeitura explicou a escolha por Mairinque. Devido à dificuldade de encontrar um alojamento nessas proporções, o termo de referência para licitação exigia que o alojamento estivesse num raio de até 150 km de distância de Campinas, “possibilitando ampla concorrência”. A empresa vencedora da licitação atendeu ao que foi solicitado no edital. Ela ficou responsável pelo transporte dos animais, inclusive para a realização das feiras de adoção. O transporte é feito em vans climatizadas com ar-condicionado e adaptadas para levar os animais

“Os cães e gatos abrigados no DPBEA são, na maioria das vezes, animais sem tutores, resgatados pelo Samu Animal em logradouros públicos, gravemente doentes, acidentados, ou vítimas de maus-tratos. Ao ser acolhido, o animal recebe tratamento médico veterinário até que se recupere totalmente. Assim que aptos, os animais são encaminhados para o novo alojamento em veículos apropriados, com climatização. O transporte está incluso no contrato”, afirmou Vagner Bellini, diretor do DPBEA.

Segundo Vagner, mesmo com a contratação do novo abrigo, o DPBEA continua sendo a porta de entrada para os pets resgatados. O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA) participou de todas as discussões e aprovou a transferência para o novo abrigo. “O novo espaço oferece uma melhor condição para os animais. É uma solução intermediária até a construção de uma nova sede”, disse o médico veterinário Paulo Anselmo Nunes Felipe, presidente do CMPDA.

PROGRAMA DE ADOÇÃO

Os animais recolhidos ao DPBEA são tratados, vermifugados, castrados e microchipados e colocados para adoção. O DPBEA, disponibiliza todos animais que esperam um novo lar no Portal Animal Campinas. Lá, os interessados podem se inscrever para adotar um amigo.

A partir de agora, com a contratação do novo abrigo, as feiras de adoção coordenadas pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, voltam a acontecer. A primeira será dia 26 de maio, um domingo, das 8h às 12h, no Parque Taquaral, na entrada principal do logradouro. No total, serão realizados 24 feiras, todas sob supervisão do DPBEA. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por