Banheiros estão fechados desde o dia 3 de agosto (Carlos Bassan/ PMC)
Os banheiros masculinos localizados em contêineres na Praça Rui Barbosa, no centro de Campinas, foram abertos na segunda-feira (25) para o público, duas semanas depois da previsão inicial. Os sanitários femininos ainda seguem em reformas, mas previsão é que voltem a funcionar até o fim de semana. O local também oferece torneiras para população ter acesso à água.
Os banheiros irão funcionar das 6h às 20h. Fora desse horário, dois banheiros químicos, um masculino e outro feminino, permanecerão na praça para acesso à população durante a noite e a madrugada. Eles foram instalados na semana passada.
A reportagem esteve no local na segunda-feira para checar a situação dos banheiros e encontrou o público rotativo da praça já usando. No banheiro feminino, que ainda não foi aberto, faltava pintura interna e instalação de válvulas.
O confeiteiro Carlos Alberto, de 40 anos, aprovou a abertura e disse que a região precisava do serviço. “Favoreceu bastante”, afirmou. Ele acrescentou que a disponibilização das torneiras para encher as garrafas de água auxiliam a amenizar os impactos do calor.
Em nota, a Prefeitura destacou que a reforma desses espaços não dizem respeito à recomendação emitida pelo Ministério Público, no dia 28 de agosto, para que a Administração Municipal forneça banheiros às pessoas em situação de rua. A recomendação do MP terá o prazo encerrado na próxima quinta-feira (28). Sobre isso, a Prefeitura voltou a afirmar que o tema está sendo avaliado no contexto de uma série de ações que Campinas está desenvolvendo na questão da população em situação de rua, sem citar se já realiza o mapeamento solicitado pelo MP.