SERVIÇOS PÚBLICOS

Prefeitura de Campinas conclui construção de muros de gabião em encostas de córregos

Obras para evitar erosões e deslizamentos aconteceram em 19 pontos da cidade, totalizando mais de 2,5 km

Da Redação
23/02/2024 às 09:09.
Atualizado em 23/02/2024 às 09:09
Córrego Serafim (na Av. Orosimbo Maia) precisou das obras realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos após ter sido afetado pelas tempestades do início do ano passado (Alessandro Torres)

Córrego Serafim (na Av. Orosimbo Maia) precisou das obras realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos após ter sido afetado pelas tempestades do início do ano passado (Alessandro Torres)

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campinas concluiu as obras de construção de muros de gabião (gaiolas cheias de pedras) em encostas de córregos da cidade. O trabalho, que faz parte do pacote de obras emergenciais anunciado após as fortes chuvas do início do ano passado tem o objetivo de evitar erosões e deslizamentos. Outra medida para o enfrentamento às enchentes está prevista para ser iniciada em breve. No dia 29, quinta-feira que vem, haverá o recebimento e a abertura das propostas para a licitação do primeiro reservatório para conter inundações na cidade, medida que faz parte do Plano para Controle de Enchente da Prefeitura. O primeiro piscinão será construído na Praça de Esportes Paranapanema, na região da Avenida Princesa d'Oeste, nas proximidades do estádio Brinco de Ouro da Princesa e do Centro de Treinamento do Guarani Futebol Clube.

O trabalho de construção dos muros de gabião teve início em 13 de abril de 2023 e foi finalizado no final da semana passada, segundo divulgou a assessoria de imprensa da Prefeitura. Foram construídos 2.581 metros lineares de muro, preenchidos com 20.380 metros cúbicos de pedras rachão e gaiolas de arame galvanizado, em 19 pontos. De acordo com a assessoria da Secretaria, o trabalho faz parte do pacote de obras emergenciais, após as fortes chuvas do início do ano passado. O valor total para execução do trabalho nos 19 pontos foi de cerca de R$ 13 milhões.

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, disse que as construções desses muros de gabião são fundamentais para recuperar as encostas em canais de macrodrenagem (córregos). “Eles evitam a erosão, permitem a drenagem pelas frestas da estrutura, não necessitam de fundação, as estruturas têm flexibilidade e preservam a vegetação.”

Os muros de gabião foram construídos em encostas dos córregos Tancredão, Piçarrão, Serafim, Brandina e Proença. No total, os pontos que receberam os muros foram dois na Avenida Orosimbo Maia, região central e Cambuí; ruas Mário Prunes com Luís Alves Barbosa, região do Jardim Campos Elíseos; Rua Renê de Oliveira Barreto, Avenida Bernardo Kaplan e Rua Arthur Urbano Andrade, no Parque Brasília; Ruas Carlos Lacerda e Comendador Antônio Pompeu de Camargo, no Jardim Boa Esperança; Rua Salim Feres e Avenida Moraes Sales, Jardim Nova Campinas/ Jardim Santa Marcelina; Avenida Jesuíno Marcondes Machado, na Chácara da Barra; Rua Piracicaba, no Jardim Novo Campos Elíseos; Rua João Iamarino, no Jardim Bela Vista; Ruas Serra Dourada com Serra D´Água, Elias de Oliveira Sabóia, no Jardim Itatiaia; Rua Jorge Mendonça, no DIC 1; Rua Wilson Romero, no Residencial São Bento, e Rua Ângelo Simões, no Jardim Proença.

LIMPEZA

A secretaria de Serviços Públicos também antecipou o trabalho de desassoreamento e limpeza do piscinão que fica no entroncamento da Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) com a Avenida Orosimbo Maia. O local, uma área de 90 mil metros quadrados, é onde desembocam os córregos que correm por essas duas vias, o Serafim (da Orosimbo) e o Proença (da Norte-Sul).

Sobre o piscinão da Norte-Sul, a Prefeitura de Campinas informou, em nota, que o desassoreamento é feito duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, com o objetivo ampliar a capacidade de armazenamento de água da chuva e dos córregos.

Geralmente este serviço é feito em março ou abril, período em que o tempo começa a ficar mais seco. O engenheiro civil Osmar Torres, da Secretaria de Serviços Públicos, explicou que neste ano o serviço foi antecipado para fevereiro, pois a quantidade de sedimentos no leito do piscinão está muito alta por causa do grande volume de chuva, o que dificulta o escoamento da água. 

A Prefeitura também destacou a importância da conscientização da população, algo essencial para evitar que ela continue jogando lixo no chão e nós córregos. “O lixo descartado no chão, de qualquer volume, é prejudicial. Isso porque ele é levado pela água da chuva e entope as bocas de lobo, por onde deveria escoar a água, e contribui com alagamentos. Nos córregos, dificulta o fluxo no leito.”

PLANO PARA CONTROLE DE ENCHENTE

Em relação ao primeiro piscinão que será construído como parte do Plano para Controle de Enchente, o recebimento das propostas está marcado para o dia 29, das 8h às 14h30. Na sequência, de acordo com o procedimento administrativo, elas serão abertas. O início da disputa de preços será às 15h do mesmo dia. Para a execução das obras e serviços necessários, a Prefeitura estimou o valor de R$ 213,3 milhões. A licitação será pela empresa ou consórcio que apresentar o maior desconto na execução da obra. O modelo de disputa será aberto, em sessão pública on-line. Poderão participar do processo “pessoas jurídicas, brasileiras ou estrangeiras em funcionamento no Brasil, isoladamente ou em consórcio, pertencentes ao ramo do objeto licitado e previamente credenciadas perante o provedor do sistema eletrônico – o Banco do Brasil S.A”, segundo consta na publicação.

O prazo para a conclusão das obras é de 24 meses. A capacidade de armazenamento é de 120 mil metros cúbicos de água. A obra incluirá a construção de galeria subterrânea para desviar a água do Córrego Proença para o reservatório. Passado o período de chuvas, o procedimento poderá ser revertido, com a água voltando para córrego. Ainda restará um risco de transbordamento da ordem de 10%, na eventualidade de o volume de água superar a capacidade do reservatório.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por