O tema da Semana da Juventude 2022 é "Pega essa visão: a minha, a sua e a nossa participação" (Divulgação / Prefeitura de Campinas)
O Conselho Municipal da Juventude e a Coordenadoria de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos abrem nesta segunda-feira, dia 4, as inscrições de propostas de atividades, ações e eventos para compor a programação da Semana da Juventude 2022, que vai ocorrer entre os dias 12 e 27 de agosto.
O objetivo do evento é incentivar e fortalecer a participação dos jovens em todas as esferas sociais, principalmente em relação às questões que lhes afetam, tanto individual quanto coletivamente.
As instituições, serviços, coletivos, ou jovens engajados na pauta das juventudes interessados devem acessar o link https://forms.gle/vwvzBccjeDXVuRZv6 e preencher o formulário. As inscrições vão até 16 de julho.
O tema deste ano é "Pega essa visão: a minha, a sua e a nossa participação" e está pautado no eixo Direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil do Estatuto da Juventude.
“O tema da Semana contempla a enorme mobilização realizada pela juventude para retirar o título de eleitor e participar do processo eleitoral. Mostra que os jovens estão cada vez mais conscientes dos seus direitos e deveres na construção de um país melhor", disse Fernando Martins, presidente do Conselho da Juventude de Campinas, gestão 2022-2023.
Semana da Juventude
Instituída no calendário oficial de Campinas, a Semana da Juventude é um evento comemorado anualmente na semana do dia 12 de agosto, realizado pelo Poder Executivo em colaboração com o Conselho Municipal da Juventude e parceiros da sociedade civil.
Com base no Estatuto da Juventude, compreendendo a juventude como pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos, a 7 ª Semana será realizada em conjunto com a Fundação FEAC, através do Programa Juventudesm que tem como foco o rompimento das barreiras sociais, educacionais, econômicas, de raça e gênero impostas às juventudes periféricas de Campinas.