Eleitores de primeira viagem também precisam procurar cartórios eleitorais ainda nesta quarta-feira caso queiram votar nas Eleições 2024
Ontem, as filas foram longas diante do Palácio da Justiça, no Centro, onde estão instalados os cartórios eleitorais; Justiça Eleitoral fez 7.944 alistamentos em Campinas desde janeiro (Alessandro Torres)
Termina hoje, dia 8, o prazo para tirar ou regularizar o título eleitoral. Para conseguir atender o público, desde a última segunda-feira os cartórios funcionam em horário ampliado, das 9h às 17h. O atendimento é por ordem de chegada, respeitadas as prioridades da fila, com distribuição de senha. Em Campinas, os cartórios funcionam no Palácio da Justiça, localizado na Rua Regente Feijó, s/n, Centro. Ontem, o local tinha intenso movimento e a fila de espera para atendimento era de cerca de 90 minutos, porém a demora ocorreu por causa de uma queda no sistema da Justiça Eleitoral, o que provocou a paralisação do atendimento.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a Justiça Eleitoral em Campinas fez 7.944 alistamentos (emissão do primeiro título) de janeiro até ontem. Desse total, 153 foram de jovens de 15 anos, 744 de 16 anos e 1.868 pessoas com 17 anos também fizeram o alistamento. Também foram realizadas 6.200 transferências e 10.626 revisões. Considerando o último feriado, dia 1º de maio, e o plantão do final de semana dos dias 4 e 5, os cartórios fizeram 624 alistamentos, sendo 27 de jovens de 15 anos, 91 de 16 anos e 219 de 17 anos. Já as transferências de domicílio eleitoral somaram 641 e a revisão de dados totalizaram 716.
Quem for ao cartório deve levar um documento oficial de identificação com foto e um comprovante de residência recente. O certificado de quitação do serviço militar também é exigido para as pessoas do gênero masculino que nasceram em 2005. Ontem, o público chegou a esperar até uma hora e meia para conseguir regularizar o título de eleitor devido à queda do sistema da Justiça Eleitoral.
No final da manhã, dezenas de pessoas estavam na fila que começava na esquina da Rua José Paulino com Avenida Campos Sales e seguia pela Rua General Osório até a porta do Palácio da Justiça.
“Muita gente desistiu e foi embora porque não quis esperar”, disse a cuidadora social Aline dos Santos, que permaneceu à espera do atendimento. Ela queria pagar a multa por não ter votado na eleição de 2022 e regularizar a situação. “Eu até consegui transferir o título pela internet, mas não consegui emitir a multa para pagar”, explicou.
“Quando o sistema funciona, a fila até que é rápida”, analisou o estudante e analista de tecnologia de informática Marco Tìlio Santana Nascimento. Ele se mudou para Campinas em 2022 para estudar e ontem foi providenciar a transferência do domicílio eleitoral de Sacramento (MG) para o município. A vendedora Eloiza Alves Nascimento foi ontem ao Palácio da Justiça para tirar o título de eleitor pela primeira vez. “Eu cheguei aqui por volta das 10h30 e estou esperando a minha vez”, explicou. Por volta de 11h40, ela estava a pouco metros da entrada de acesso aos cartórios eleitorais.
BIOMETRIA
A Justiça Eleitoral também alerta sobre a questão da biometria. Quem está com o título regular não precisa comparecer aos cartórios apenas para coletar a biometria, pois conseguirá votar normalmente este ano. Somente deve buscar atendimento presencial aqueles que vão tirar o documento pela primeira vez ou precisam de alguma regularização e não têm a biometria coletada. Para quem já tem a biometria, o atendimento por meio da página do TRE-SP na internet está funcionando normalmente. É possível solicitar, por exemplo, revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio e mudança para uma seção acessível. Em todo o Estado de São Paulo, 59 cidades, incluindo a capital, ainda não finalizaram o cadastramento biométrico, entre elas três da Região Metropolitana de Campinas: Americana, Campinas e Sumaré.
O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos, mas é facultativo para os analfabetos e os maiores de 70. Os jovens podem tirar o título a partir dos 15 anos, no entanto só podem votar, de forma facultativa, se completarem 16 anos até o dia da eleição. Em 2024, o 1º turno do pleito municipal ocorrerá em 6 e 27 de outubro (na segunda data acontecerá o segundo turno onde for necessário). Neste ano, serão escolhidos prefeitos e vereadores em todo o país.
Caso a eleitora ou o eleitor tenha dúvidas sobre a sua situação eleitoral, basta acessar a consulta na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Outras dúvidas sobre o fechamento do cadastro eleitoral também podem ser esclarecidas no site do TRE-SP ou pela Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP, pelos telefones 148 ou (11) 3130-2100. Na página do TRE também há uma relação de perguntas e respostas. O eleitor que não fez a biometria, mas tem a situação regular, poderá votar sem problemas nas Eleições 2024. (Colaborou Edimárcio Augusto Monteiro).
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.