Nova unidade está localizada no Parque Dom Pedro e ajudará a instituição a reduzir o tempo de espera por atendimento de 17 dias para apenas dois
Posto começará a atender o público no dia 12, segunda-feira; no ano passado, PF emitiu 87,4 mil passaportes em Campinas (Rodrigo Zanotto)
O novo Posto de Emissão de Passaportes (PEP) da Polícia Federal em Campinas, no Parque Dom Pedro, foi inaugurado na manhã de ontem, dia 6. Com o início da operação, prevista para a próxima segunda-feira, dia 12, a expectativa dos responsáveis pela corporação é de que o prazo para obter uma vaga de atendimento para a emissão do documento deverá cair de 17 dias para, no máximo, dois dias corridos.
Até recentemente eram ofertadas 470 vagas por dia nos dois postos em funcionamento na época, 320 vagas pelo PEP Parque das Bandeiras e 150 vagas pelo PEP da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos. Com a inauguração da nova unidade, o posto do aeroporto passa a fazer apenas a emissão de passaportes emergenciais. Agora, a previsão da PF é de que sejam oferecidos 640 atendimentos diários, divididos entre o Parque Dom Pedro e o Parque das Bandeiras, para a emissão de passaportes comuns e de urgência.
Atualmente, há um déficit nas vagas em relação à demanda, o que eleva o tempo de espera para o atendimento. O aumento da oferta resultará em mais vagas oferecidas do que essa demanda diária, fazendo com que, ao longo do tempo, o problema seja equacionado e o resultado anunciado e esperado seja atingido. Em 2023 foram emitidos 87.495 passaportes pela Polícia Federal em Campinas. Com o novo PEP, esse número poderá chegar a 100 mil.
Segundo o delegado-chefe da PF em Campinas, Edson Geraldo de Souza, o novo Posto de Emissão de Passaportes é necessário para adequar o tempo de espera da população. “Nós estávamos devendo isso, um atendimento mais efetivo, porque nós estamos com o prazo de 17 dias para o agendamento. É um prazo muito alto para os padrões da Polícia Federal. Por que era assim? Nós não tínhamos equipes e estrutura suficientes. Nós teremos agora dois pontos de atendimento com capacidade necessária para reduzirmos drasticamente esse tempo de espera para conseguir um agendamento”, explicou.
Souza também destacou a importância do passaporte brasileiro, reconhecida internacionalmente, tratando-se de um dos serviços públicos federais mais bem avaliados pela sociedade. “Nós queremos aliar essa eficiência ao conforto e qualidade do atendimento aqui, o mais rápido, o mais pontual possível.”
A unidade terá formato de Parceria Público-Privada (PPP), ou seja, com uma redução de gastos de aproximadamente 95% em relação à unidade do PEP do Aeroporto Internacional de Viracopos, administrada diretamente pela Polícia Federal.
De acordo com a policial federal responsável pela gestão do PEP Parque Dom Pedro, Samantha Haluschko, a parceria com o Parque Dom Pedro é importante devido à localização estratégia do shopping e a possibilidade de gerar mais conforto para a população.
PASSAPORTES
O passaporte é um documento de viagem que identifica o seu titular em outros países. Nele são registradas entradas, saídas, vistos e autorizações. Existem três tipos que podem ser emitidos: o comum, o de urgência e o de emergência. O comum é válido por 10 anos, com prazo de entrega estimado em até cinco dias, aceito em todos os países.
Já o de urgência pode ser solicitado em todas as situações em que se comprova que o tempo regular para a emissão do passaporte comum não atende à necessidade do viajante. Ele também é válido por 10 anos e aceito em todos os países, mas com prazo de entrega de 72 horas úteis.
Por fim, existe o passaporte de emergência. Em Campinas, ele só pode ser emitido no PEP do Aeroporto de Viracopos. Para que ele seja concedido, é necessário comprovar uma ou mais das condições a seguir: necessidade de deixar um local por causa de catástrofes naturais, conflitos armados ou interesse da Administração Pública; necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do solicitante, do seu cônjuge ou parente até segundo grau; para a proteção do seu patrimônio ou turismo; por necessidade do trabalho ou ajuda humanitária; qualquer outra situação emergencial grave cuja causa não poderia ser prevista ou evitada.
A Polícia Federal ainda alerta que muitos países não aceitam este tipo de documento. Portanto, é fundamental checar a legislação do país de destino, o que pode ser feito por meio das respectivas embaixadas e/ou consulados no Brasil. O passaporte de emergência tem validade de um ano, com prazo de entrega de 24 horas úteis.
SERVIÇO
O PEP Parque Dom Pedro funcionará de segunda a sexta- feira, das 8 às 18h. O agendamento deverá ser feito através do site da Polícia Federal, em https://encurtador. com.br/gANxe. As informações sobre os custos para a emissão do passaporte, entre outras dúvidas, também podem ser conferidas no portal on-line. O posto fica localizado no Corredor Pedras do Parque Dom Pedro, que fica localizado na Avenida Guilherme Campos, n° 500, Jardim Santa Genebra.
Para atendimentos das 8h às 10h (antes da abertura do shopping), o acesso ao estacionamento será exclusivo pela portaria Pedras. A entrada para o PEP ocorrerá pelo mesmo corredor de acesso a uma academia, próximo à Entrada Pedras.