Entrevistados foram ouvidos entre os dias 28 de novembro e 1˚ de dezembro nos terminais Campo Grande, Satélite Íris, BRT Mercado e na Estação BRT Rodoviária (Alessandro Torres)
Uma pesquisa de opinião realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) com 388 usuários das linhas 20, 21, 25 e 26 do Bus Rapid Transit (BRT) revelou que cerca de 94% aprovam a nova operação do corredor Campo Grande, iniciada em 20 de outubro. As entrevistas foram realizadas entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro nos terminais Campo Grande, Satélite Íris, BRT Mercado e na Estação BRT Rodoviária. As informações são da assessoria de imprensa da Emdec.
Do total dos usuários ouvidos, cerca de 46,3% sugeriram melhorias de infraestrutura nas estações e terminais (bancos, cobertura, banheiro, ar-condicionado e condições de segurança), 38,2% apontaram a necessidade de ampliar a oferta de veículos e 8,1% indicaram outras melhorias pontuais na operação. Melhorias quanto ao cumprimento de horário foram solicitadas por 3,2% dos usuários e 2,4% apontaram a necessidade de melhor organização das filas de embarque.
Segundo a nota divulgada nesta semana, a pesquisa foi composta por perguntas qualitativas, uma consulta, três de informações pessoais e um espaço para sugestões. O levantamento mensurou a satisfação dos usuários quanto aos aspectos operacionais da linha, como pontualidade, tempo de trajeto e carregamento, conforto das estações e orientação prestada pela equipe técnica. Cerca de 67% dos entrevistados são do sexo feminino e 33% do masculino, sendo a maioria pessoas com idade entre 21 e 40 anos (55%) e Ensino Médio completo como nível de escolaridade (52%).
“Os números indicam a satisfação dos usuários entrevistados com a nova operação do BRT Campo Grande. Mostra aquilo que está dando certo e o que ainda precisamos aprimorar. Melhorar a qualidade do transporte é nosso principal objetivo. A pesquisa indica que estamos no caminho certo”, disse o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
A pontualidade das quatro linhas foi avaliada com bom desempenho por 65,9% dos entrevistados, 17,3% consideram regular e 14,2% avaliaram o desempenho como ótimo. O tempo de trajeto das quatro linhas foi classificado como ótimo por 16,7% dos entrevistados e bom por 69,3%. Quando questionados sobre o carregamento (lotação) dos veículos, a maioria considerou o nível bom (30,7%) ou regular (29,1%).
Já o conforto das estações e terminais foi avaliado como bom por 59% dos entrevistados e regular por 20,9%. Cerca de 11,6% consideram ótimas as instalações.
A assessoria de imprensa da Emdec informou que a nova operação do BRT Campo Grande é relativamente recente e diversos ajustes foram feitos, incluindo a ampliação de frota nas linhas BRT20 e BRT21 nos horários de pico, onde se concentra a maior demanda. Também houve antecipação do atendimento aos sábados e redução de intervalos.
Os entrevistados também foram questionados sobre quais linhas convencionais deixaram de utilizar ao optar pelo BRT. Uma parte considerável (39,3%) relatou ter migrado da linha 212 (Terminal Itajaí). Na sequência, aparecem as linhas 229 (Jardim Florence II), com 9,6%, e 224 (Residencial Sirius / Corredor Central), com 8,7%.
VANDALISMO
A Emdec também informou o registro de mais um ato de vandalismo envolvendo estações do BRT, dessa vez contra a Estação Garcia. A tentativa foi de destruição das proteções de vidro que abrigam os passageiros. Os criminosos não conseguiram atingir seus objetivos, mas dois vidros ficaram trincados. Não houve registro de feridos. Terminais de ônibus e estações do BRT são os que mais sofrem, acarretando prejuízo à população que usa o transporte coletivo.
De acordo com a Emdec, casos como o ocorrido no Garcia são registrados quase todos os dias. Instalações internas, incluindo as de proteção aos passageiros, são danificadas gerando interdição e prejuízo ao atendimento. Nem sempre é possível identificar os criminosos.
No BRT Pompéia também foram registradas tentativas de quebra do vidro. Recentemente, no Satélite Íris, ação de vândalos danificou o sanitário para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Com essas atitudes, somando-se aos furtos e danos de diferentes proporções que acontecem diariamente, há um prejuízo na qualidade do atendimento.
Os usuários do sistema podem ajudar denunciando os atos de vandalismo acionando a Emdec pelo telefone 118, o Fale Conosco Emdec, que atende também pelo site www.emdec.com.br/faleconosco. Os contatos podem ser feitos também pelo Chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa (www.emdec.com.br). Todos os serviços ofertados pela Emdec podem ser tratados pela ferramenta, sendo uma das opções com atendimento automatizado. A população pode ser atendida pelo WhatsApp (19) 3731-2910, número que pode ser usado para ligações a partir de outra cidade ou localidade com DDD diferente.
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