Vereador eleito para o terceiro mandato consecutivo é defensor da causa animal e é autor do projeto de lei que criou os “Parcões”
Permínio Monteiro nasceu em Porto Velho (RO), mas cresceu no Nova Europa e acompanhou a urbanização da cidade de Campinas (Rodrigo Zanotto)
Eleito em outubro para um terceiro mandato consecutivo como vereador de Campinas, o Permínio Monteiro (PSB) tem uma trajetória intensa e ligada à vida comunitária. Ele é morador do Jardim Nova Europa e bacharel em Direito pelo Centro Universitário Unimetrocamp (atual Unimetrocamp Wyden), de Campinas, em 2010. Ele foi presidente da Sociedade de Amigos de Bairro do Jardim Nova Europa e Região, conselheiro local de Saúde do Centro de Saúde Parque da Figueira e conselheiro do Orçamento Participativo da cidade.
Na Legislatura 2025-2028, para a qual se elegeu com 6.612 votos, ele foi o 14˚ mais votado entre os 33 parlamentares eleitos para a Câmara Municipal. No primeiro mandato, entre 2017 e 2020, foram 2.912 votos recebidos, quantidade que aumentou para 4.127 nas eleições seguintes. Nascido em Porto Velho-RO, filho de pais nordestinos e hoje com 57 anos de idade, Monteiro é ligado à causa animal. Como vereador, já propôs diversos projetos aprovados, entre os quais o Parcão em Campinas, espaço de lazer para os pets. Ele também é presidente da Comissão Permanente de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais. Antes disso, o parlamentar presidiu a Comissão Permanente de Meio Ambiente.
Simpático e comunicativo, o vereador se considera uma pessoa dinâmica e acredita que essa é uma característica imprescindível para quem deseja exercer a vereança. O parlamentar acredita que os legisladores precisam ter um olhar mais clínico e ficar mais próximos da periferia. “Eu acho que muita coisa tem de ser buscada para melhorar a política da cidade. Enxergar mais a periferia, com um olhar mais clínico. Muitas coisas podem ser oferecidas e melhoradas, do meu ponto de vista. Embora eu esteja com a bandeira da causa animal, eu falo que eu estou vereador de Campinas. Eu tenho que ver todos os problemas, independentemente de bandeira ou não, até porque eu deixo as questões ideológicas de fora”, explicou durante a conversa.
Na entrevista concedida a convite de Ítalo Hamilton Barioni, presidente-executivo do Correio Popular, Permínio Monteiro comentou sobre a transição do rural para o urbano na região onde ele vive, a origem da entrada na política em meio aos estudos universitários, a admiração pelo jornalista e político Fernando Gabeira, o início como vereador e a escolha por pessoas sem experiência política para formar o primeiro gabinete, entre outros assuntos. “Avalio que é bom ter um equilíbrio nas discussões na Câmara e sair da mesmice de sempre. Com os novos vereadores, teremos novas ideias, vão dar mais tempero para os debates, desde que sejam debates democráticos. Isso valoriza a própria Câmara e os próprios vereadores.
” Permínio Monteiro também afirmou que não há mais lugar no cenário brasileiro para a chamada “velha política”. Para ele, que integrou a bancada do PV até 11 de março de 2020 e em abril do mesmo ano ingressou no PSB, partido base de apoio do prefeito Dário Saadi (Republicanos), a política é a busca do bem comum, pois se o coletivo estiver em foco em um projeto, ou mesmo em um plano de governo, indubitavelmente o individual também será beneficiado.
Para ler a entrevista completa assine o Correio Popular