REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO

Obras na Campos Sales serão interrompidas no dia 15

Paralisação acontecerá pela proximidade com as festas de fim de ano; revitalização da José Paulino também vai parar na semana que vem

Da Redação
12/12/2023 às 09:10.
Atualizado em 12/12/2023 às 09:10

Projeto ‘Viva Campos Sales’ já está 70% concluído, porém a intervenção será necessária para facilitar o comércio do Centro de Campinas neste fim de ano (Alessandro Torres)

As obras do projeto “Viva Campos Sales, de revitalização da Avenida Campos Sales, no Centro de Campinas, param na próxima sexta-feira, dia 15, para facilitar as compras de final de ano com a proximidade do Natal e Ano-Novo. A informação foi confirmada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O “Viva Campos Sales” integra o Plano de Requalificação da Área Central da cidade e as obras na via tiveram início em janeiro de 2023. O trabalho na avenida será retomado apenas na primeira quinzena de 2024.

Segundo a assessoria de imprensa da Emdec, 70% das obras de revitalização da via pública já foram concluídas, sobretudo as intervenções consideradas mais pesadas, como infraestruturas para as redes subterrâneas elétrica, de telecomunicações, semafórica e de iluminação pública. As intervenções estão sendo executadas em toda a extensão da avenida, mas a concentração atual ocorre entre as avenidas Senador Saraiva e Francisco Glicério. O trecho passa por trabalho de calçamento e terá a pavimentação e retirada dos postes iniciadas nesta semana.

Na segunda-feira (11), a avenida teve bloqueios até o início da tarde para que a pavimentação pudesse ser colocada no trecho que está em obras. O bloqueio afetou o trecho entre a Avenida Senador Saraiva e a Rua José Paulino.

Outra obra de revitalização da área central que vai parar no final do ano é a que acontece na Rua José Paulino, que atualmente passa por etapas de topografia e sondagem de solo. Os trabalhos serão pausados na próxima semana, mais precisamente no dia 20, também com retomada prevista para janeiro, de acordo com o que foi informado pela assessoria de imprensa da Emdec. Já as melhorias que estão sendo feitas no Terminal Mercado param apenas nos feriados prolongados de Natal e AnoNovo.

AS OBRAS

O projeto “Viva Campos Sales” foi anunciado em janeiro deste ano pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos). Com investimento de R$ 36 milhões, a previsão inicial de término para o projeto de requalificação e resgate de espaços públicos era de 12 meses.

Com 920 metros de extensão, a Avenida Campos Sales liga a Avenida Francisco Glicério ao Pátio Ferroviário. As obras tiveram início com a abertura de valas para enterramento das redes (elétrica, telefone e internet). O projeto, de valor expressivo, tem a parceria da TelComp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas), que fez um aporte de R$ 14 milhões, e da CPFL Paulista (R$ 16 milhões). O investimento municipal é de R$ 6 milhões. “Esta obra faz parte do esforço para a requalificação do Centro. É um desafio, uma obra complexa em uma avenida antiga da cidade”, disse, na ocasião do anúncio da revitalização, o prefeito Dário Saadi.

Conforme o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, todo cabeamento da avenida passará a ser subterrâneo. As calçadas terão mais acessibilidade, e a avenida terá vagas rápidas.

Já as obras na Rua José Paulino, cuja intervenção foi batizada de Projeto Rua Completa, também parte do Programa Revivacidade, terá investimento de R$ 4,4 milhões feito pela Secretaria Municipal de Transportes. A duração estimada também é de 12 meses.

O projeto prevê acesso seguro e confortável para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. Privilegia o resgate do espaço público para as pessoas e o caminhar com segurança.

Durante o lançamento das obras, o prefeito enfatizou as melhorias na circulação de ônibus do transporte público, a instalação de uma ciclofaixa, dando mais segurança aos ciclistas, que será integrada à ciclofaixa da Avenida Campos Sales, além de melhorias no mobiliário urbano, com uma rua totalmente requalificada. “Eu tenho certeza que com essa obra estamos ampliando a requalificação do centro da cidade”, pontuou o prefeito na ocasião.

A Rua José Paulino é um ponto estratégico para a requalificação do Centro de Campinas e servirá de modelo para a cidade. Levantamento realizado pela Emdec, em 2017, apontava a circulação de 21 mil pedestres por dia. Na via circulam, diariamente, 33 linhas do transporte coletivo municipal e outras nove linhas intermunicipais. Somente do transporte municipal são 183 ônibus, com várias viagens pela via.

O limite de velocidade na via será reduzido para 40 km/h. Os trabalhos serão executados em 835 metros, nas nove quadras da via. A José Paulino atravessa o “Rótula”, o Corredor Central formado pelas vias Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta, Orosimbo Maia e Senador Saraiva. A via forma um sistema binário (uma vai e outra volta) com a Avenida Francisco Glicério. A Rua José Paulino faz cruzamento com vias importantes, como Benjamim Constant, Campos Sales, Treze de Maio (Calçadão).

A requalificação da via contempla recape e regularização do pavimento asfáltico, nova sinalização horizontal e vertical, substituição do pavimento das calçadas por piso intertravado e implantação de piso podotátil, além de botoeiras sonoras nos semáforos.

Serão implantadas seis novas paradas de ônibus com abrigos. Duas das paradas terão plataformas elevadas. O local receberá novo mobiliário urbano, como bancos, lixeiras, paraciclos e floreiras com vegetação. Para diferenciar o pavimento, o piso intertravado será implantado de duas formas: com paginação “espinha de peixe” na faixa de circulação e de “fileira” nas faixas de serviço.

A região também ganhará rampas de acessibilidade e implantação de piso podotátil indicando as rotas acessíveis. As áreas de paradas de ônibus serão delimitadas. Os abrigos serão do padrão “Glicério”. Para a implantação dos abrigos e melhorar as condições do caminhar, haverá o alargamento da calçada.

Entre as ruas Treze de Maio e Costa Aguiar, o pavimento será nivelado na altura do passeio (calçada), proporcionando a fluidez no “calçadão”. O nivelamento também tem o objetivo de diminuir a trepidação na Catedral Metropolitana, protegendo o patrimônio histórico.

As vagas de táxis serão realocadas junto à praça Rui Barbosa, do lado esquerdo da via. Haverá abrigo para atender os taxistas. A praça também receberá mobiliário urbano de apoio, bancos, floreiras e paraciclos.

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