Aos poucos, a Praça Corrêa de Lemos, localizada em frente ao Teatro Municipal Castro Mendes, na Vila Industrial, começa a ganhar uma cara nova. O local ficou fechado para reforma por quase um ano, mas as obras pararam. Há três meses, o trabalho foi retomado. Retirado o tapume que cercava o espaço, quem mora nas imediações já pode perceber a mudança. “”Tiraram o chafariz, o piso é novo e está todo gramado”, enumera o flanelinha Derli Sidnei Rezende.
O paisagismo no local será totalmente refeito. Os arbustos foram retirados e novas mudas de árvores serão plantadas. Mas para ser considerada uma praça, é preciso instalar bancos e um novo sistema de iluminação. “A ideia é que a praça seja usada para shows, por isso vamos colocar iluminação lateral, para que as pessoas tenham visibilidade do coreto a partir de todos os ângulos”, afirmou o secretário de Serviços Públicos Valdir Terrazan.
O novo espaço ganhará ainda um pequeno playground. “Já existe um espaço reservado para o playground, será pequeno porque a praça terá um novo perfil”,afirmou Terrazan.
O chafariz que era usado como chuveiro por moradores de rua era uma das maiores reclamações dos moradores do bairro. “Era muito complicado frequentar a praça porque moradores de rua tomavam banho com roupas íntimas aqui e alguns até ficavam nus”, contou a comerciante Eliane Costa.
Há 20 anos a Praça Corrêa de Lemos era usada como cenário pelos fotógrafos de casamento da cidade. “Essa praça era maravilhosa, cheia de flores, o chafariz funcionava. Eu tirei as fotos do meu casamento aqui, muita gente fazia isso”, contou Clodomiro José Machado, que trabalha no bairro.
Falta pouco para a obra, prevista para ser entregue junto com a reforma do Teatro Castro Mendes em novembro, ser finalizada. “Precisamos implantar a iluminação, os bancos, terminar o piso até perto da entrada do teatro e plantar as mudas”, afirmou Terrazan.
Além das melhorias, os moradores do bairro pedem segurança para o espaço. “Não adianta melhorar se não houver cuidados com a segurança. Antes ficavam dois guardas municipais aqui e a praça estava bem cuidada, mas depois que eles foram tudo piorou”, contou Benedito Donizete Rosa.
A Guarda Municipal informou, por meio da assessoria de imprensa, que irá intensificar as rondas no local após a inauguração da praça.
SAIBA MAIS
O coreto, que é patrimônio tombado pelo Condepacc, está sendo recuperado e será o ponto central do espaço. A intenção da Prefeitura é que a praça seja um espaço cultural ao ar livre, nos moldes da Praça Carlos Gomes. A reforma inclui a vedação da cobertura, que estava com infiltrações e provocaram o apodrecimento do forro. A calha e o forro de madeira também estão sendo trocados. O coreto terá nova pintura, que será da cor original. Havia algumas falhas na grade de apoio, que foram recuperadas.