Operários iniciam os preparativos para a instalação de um canteiro de obras na Avenida dos Expedicionários para a reforma da Campos Sales (Rodrigo Zanotto)
A Prefeitura de Campinas deu mais um passo para a revitalização da Avenida Campos Sales, na área central. Desde quarta-feira (25), quatro linhas do sistema de transporte urbano da cidade sofreram mudanças e parte de uma das pistas da Avenida dos Expedicionários foi fechada. Está sendo erguido um 'galpão' para abrigar maquinário e demais equipamentos que serão utilizados para as obras do projeto batizado de "Viva Campos Sales". Entre as melhorias estão o alargamento das calçadas e a construção de uma ciclovia.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdec) confirmou, através de sua assessoria de imprensa, que as mudanças nas linhas antecedem a programação de revitalização da avenida e que em breve deve haver o anúncio oficial das obras e intervenções na via pública. No entanto, a reportagem do Correio Popular apurou que isso deve acontecer a partir do dia 6 de fevereiro.
Em novembro do ano passado foi realizada a etapa inicial das melhorias, com a preparação das redes elétrica e de telefonia para a futura implantação da nova rede elétrica. Segundo ainda a Emdec, participaram desta fase equipes da CPFL, Vivo, Claro e Algar Telecom.
As mudanças anunciadas nesta semana no sistema de transporte público da cidade são os itinerários das linhas 390, 390.1, 391 e 392. As linhas 390 e 390.1 (Joaquim Egídio) deixarão de atender a Estação Expedicionários e passarão a atender ao Terminal Metropolitano. As linhas 391 (Nova Sousas) e 392 (San Conrado) também passarão a atender ao ponto de parada localizado na Rua Luiz Donizetti Rovaris, próximo ao Terminal Metropolitano e deixarão de atender a Estação Expedicionários.
Pelo novo trajeto, as quatro linhas passam a circular no corredor externo das vias Orosimbo Maia, Jorge Miranda e João Penido Burnier; prosseguindo pelas vias Saldanha Marinho, Marquês de Três Rios, Andrade Neves, Dr. Octávio Mendes, Salustiano Penteado, Barão de Itapura, Dr. David Vicente e Barão de Itapura.
As linhas 390 e 390.1 atendem ao Terminal Metropolitano e Rua Luiz Donizetti Rovaris, retomando o trajeto habitual pelas avenidas Dr. Campos Sales e Senador Saraiva. As linhas 391 e 392 atendem ao ponto de passagem próximo ao Terminal Metropolitano e retomam o itinerário habitual pela Avenida Campos Sales e Francisco Glicério. Além disso, a linha 398 deixa de atender à Estação Expedicionários, aos sábados e domingos.
As obras de requalificação da Avenida Campos Sales, no Centro de Campinas, estavam previstas para agosto do ano passado e foram adiadas. Houve a necessidade de readequações, como redução de custos e aliviar o impacto que elas teriam sobre as vendas do comércio na região, principalmente no final do ano, quando os comerciantes têm maior movimentação devido ao Natal e Ano Novo.
Conduzida pela Emdec, em parceria com outras secretarias municipais, a reforma da Campos Sales, chamada de "Viva Campos Sales", é um passo importante para revitalização da área central, que se encontra bastante degradada há décadas. A iniciativa foi anunciada em 2021, a partir de um investimento de cerca de R$ 12 milhões, sendo a maior parte oriunda de recursos de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC). A previsão é a de que as obras tenham duração de 12 meses.