População espera pelo transporte coletivo; revitalização da Campos Sales ensejou mudanças em mais linhas (Alessandro Torres)
As linhas 255 (Parque Via Norte) e 265 (Padre Anchieta) sofreram alterações nos locais de parada na Avenida Campos Sales. As mudanças começaram na sexta-feira (18). Os ônibus das linhas terão embarque e desembarque pelo lado esquerdo. Com isso, utilizarão a faixa esquerda da via.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) posicionou os locais de parada, no lado esquerdo da Campos Sales, logo depois das ruas Saldanha Marinho e da Ernesto Khulmann. O ponto do lado direto na via, após a Rua Álvares Machado, será desativado. Os itinerários das linhas não sofrem alterações, somente os pontos de parada.
A linha 255 possui dois ônibus na frota; e intervalos entre as viagens de 45 minutos. Já a linha 265 possui quatro veículos; e intervalos entre as viagens, nos horários de pico, de 25 minutos.
Os usuários do transporte coletivo de Campinas podem esclarecer dúvidas pelos telefones: 118, o “Fale Conosco Emdec; e (19) 3731-2910, que recebe chamadas a partir de outra cidade ou DDD, e também é o WhatsApp da Emdec. Também pelos aplicativos “Cittamobi” e “Moovit”, que informam horários e itinerários das linhas municipais, bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto em tempo real.
A Emdec promove essas alterações dentro do contexto das obras de revitalização da avenida Campos Sales. O projeto tem o nome de “Viva Campos Sales”; e está inserido no Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC).
BLOQUEIO NA CAMPOS SALES
A avenida Campos Sales sofreu uma interdição na sexta-feira (18) para a continuidade das obras do "Viva Campos Sales". A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) bloqueou parcialmente um trecho da vida das 6h às 19h. A medida foi necessária devido ao trabalho feito na avenida, contando, inclusive, com um guindaste.
Na ação de sexta-feira, que aconteceu no trecho entre a Rua José Paulino e a Avenida Francisco Glicério, foi realizada, com a utilização de um guindaste, a implantação de uma caixa de concreto de 6 x 3 metros. A ação é realizada dentro do contexto das intervenções para a revitalização da avenida e também envolve empresas de energia e engenharia elétrica.
Para diminuir o transtorno, durante a escavação o bloqueio foi parcial - e ainda foi possível usar a avenida. O bloqueio total aconteceu apenas durante um período da obra, justamente quando o guindaste entrou em ação para posicionar a caixa de concreto. A alternativa foi desviar pelas ruas José Paulino, General Osório e a Avenida Francisco Glicério.
OBRA ALTERA LINHAS
A Emdec alterou, no início da semana, os trajetos de outras sete linhas municipais que circulam na Campos Sales para reduzir a circulação de veículos no trecho em obras e melhorar o desempenho dos ônibus. Desde segunda-feira, 14, tiveram os trajetos alterados no Centro as linhas 230 (Jardim Ipaussurama / Parque dos Resedás), 244 (Vila Teixeira / Shopping Dom Pedro), 260 (Nova Aparecida / Shopping Iguatemi), 356 (Parque dos Alecrins), 369 (Parque Imperador), 375 (Alphaville Dom Pedro) e 381 (Shopping Dom Pedro / Iguatemi). Juntas, elas transportaram, no mês de junho, cerca de 17,9 mil passageiros em dias úteis.
Com estas, são, ao todo, 29 linhas que saem da Campos Sales. A Emdec promove as alterações gradativamente após analisar a infraestrutura para paradas e o viário para definição dos novos itinerários.
NOVOS TRAJETOS E PONTOS
Os itinerários das linhas 230 e 260 mudaram a partir da Salustiano Penteado. Elas passaram a acessar a Barão de Parnaíba, Marquês de Três Rios, Governador Pedro de Toledo, Barão de Itapura, Delfino Cintra, Francisco Glicério, General Osório e retomam o trajeto pela Anchieta. São atendidos sete pontos de parada neste trajeto. A 244, a 356 e a 375 saem da Campos Sales e acessam a pista interna da Senador Saraiva, onde atendem ao ponto anterior à Costa Aguiar e seguem pela interna da Moraes Salles. A 369 e a 381 estão com o mesmo trajeto, seguindo pela pista interna da Moraes Salles para acessar a Irmã Serafina e a Anchieta. Também atenderão ao ponto da Senador Saraiva, anterior à Costa Aguiar; e às paradas na Moraes Salles (posterior à Glicério) e na Irmã Serafina (anterior à Conceição).
Além destas, a 353 (Alphaville) passou a realizar embarque e desembarque de passageiros à esquerda da Campos Sales, no ponto posterior à Saldanha Marinho e posterior à Álvares Machado.
Entre julho e agosto, saíram da Campos Sales com o mesmo objetivo as linhas 173, 240, 241, 242, 253, 271, 273, 341, 342, 344, 349, 352, 355, 362, 366, 368, 380, 382, 383, 386, 403 e 499.