Barão Geraldo

Moradores querem revitalização de praça em distrito de Campinas

Demanda é antiga e, segundo a comunidade, a Prefeitura prometeu início várias vezes, mas não cumpriu

Do Correio Popular
23/10/2022 às 08:42.
Atualizado em 23/10/2022 às 10:27

Moradores estão descrentes depois de tantas promessas não cumpridas (Gustavo Tilio)

Moradores que vivem em torno da Praça Marilda de Sousa Santos, localizada no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, estão reclamando de uma demanda antiga. De acordo com a comunidade, desde o início de 2021 há uma promessa de revitalizar o local, criando-se, inclusive, uma área de lazer, mas, até hoje, apenas limpezas pontuais foram feitas. Localizada na Rua Marcolina Mendes Leme, a praça, atualmente, é apenas um amontado de grama e terra, não sendo ainda um local de lazer. Mesmo com a instalação de alguns brinquedos, como balanço, gangorra e escorregador, o restante do local está em uma situação que não permite que crianças possam brincar sem que os pais fiquem temerosos com ataques de bichos peçonhentos. Algumas cobras, inclusive jararacas, já foram encontradas por lá.

Além disso, há uma pequena lagoa margeando a área, que passou por um processo de eutrofização - quando ocorre acúmulo de nutrientes, principalmente o fósforo e o nitrogênio, o que diminui a oxigenação e aumenta a quantidade de aguapés na superfície.

De acordo com os moradores, o pedido para revitalização do local, que inclui uma lagoa, começou em fevereiro de 2021. A Prefeitura prometeu que iria começar as ações em maio. Depois, adiou para julho e cravou que o início seria em outubro. Porém, retornou ao local somente em novembro de 2021, quando fez uma limpeza parcial da lagoa. "Começamos pedindo para uma vereadora, que ajudou e nos colocou em contato com a Prefeitura. Foi dito que iria começar em maio, mas foi uma sucessão de adiamentos até virem fazer uma limpeza na lagoa, mas deixando a praça de lado", afirmou Edgar Zambuzi, morador da Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo.

Neste ano, os moradores tiveram uma sinalização de que a limpeza começaria em fevereiro. Depois, em julho. Novamente foi realizada apenas uma limpeza parcial em agosto, mas a revitalização da praça não."Eles tiraram os aguapés, mas de novo não desassorearam. Feito isso, informaram que na primeira semana de outubro retornariam aqui e finalizariam a obra, mas chegou outubro e nada. Agora, jogaram para novembro, mas o pessoal já não acredita mais."

A Secretaria de Serviços Públicos confirmou que a obra de urbanização da praça está prevista para meados de novembro. Segundo a Pasta, a área receberá pista de caminhada, paisagismo, iluminação, parquinho, entre outras melhorias. Enquanto isso, quem tenta propiciar à praça um clima frequentável é a mãe de Edgar, Aparecida Lima, 74 anos e que reside há 48 anos no entorno. "Eu tenho tendinite nos dois braços, tenho osteoporose. Eu sofro, mas eu limpo [a praça] pelas crianças." 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por