Quedas ocasionadas pelas chuvas do último verão causaram transtornos na região
Expectativa da Secretaria Municipal de Serviços Públicos é que a reforma da ponte da Rua Maria Grigol, que liga a Estrada da Rhodia ao bairro Chácara Santa Margarida, esteja concluída até o final do mês de julho (Rodrigo Zanotto)
As pontes que desabaram devido às chuvas entre o fim de 2022 e o início deste ano, em Campinas, ainda passam por reconstrução. Enquanto isso, os moradores do distrito de Barão Geraldo aguardam ansiosos para o retorno de suas travessias com segurança. O aumento no fluxo de veículos na região trouxe transtornos para a população que reside no local.
A Prefeitura de Campinas iniciou no fim do mês de maio a operação de reforma da ponte localizada na Rua Marco Grigol, no bairro Chácaras Belvedere, que liga a Estrada da Rhodia ao bairro Chácara Santa Margarida. A obra está sendo executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e a expectativa é que ela esteja concluída no final do mês de julho.
Morador da região há 15 anos, André Vicentin disse que não vê a hora de a ponte ser liberada e a normalidade voltar às ruas do bairro.
“Foram meses de espera aguardando a reconstrução da ponte. Com o avançar das obras, estamos esperançosos que tudo volte ao normal”, afirmou André.
A rua Marco Grigol tem um alto fluxo de veículos por causa da sua ligação com a Estrada da Rhodia. Nos últimos meses a população vem sofrendo com os congestionamentos constantes, principalmente em horários de pico, pois o bairro possui um grande volume de moradores em deslocamentos ao mesmo tempo, além de fazer parte do trajeto de uma linha de ônibus.
“Nesses últimos dias, com o tráfego dos caminhões e carretas, parte da estrutura da casa está sofrendo impactos. Por exemplo, trincas nas janelas. A maior turbulência, porém, já passou. Agora é aguardar a liberação da ponte, que está próxima”, comemorou o morador.
A mineira Elaine dos Santos, trabalhadora e moradora do local, teve a sua casa inundada e até perdeu alguns imóveis com as chuvas e o aumento do nível do rio no ano passado. Elaine aguarda com muita expectativa a liberação da ponte.
“No começo havia muita confusão entre moradores, pedestres e motoristas que trafegavam pelo local, tinham filas de carros, barulho. A região estava isolada como consequência da dificuldade de locomoção dentro do próprio bairro. Foram dias difíceis, mas me parece que essa confusão toda está para acabar” reforçou Elaine.
Há dois anos vivendo no distrito de Barão Geraldo, Elaine nunca imaginou passar por momentos tão desagradáveis como esses nos últimos meses. Ela recorda da paisagem do local sempre arborizada, e o barulho apenas da água do rio. “Espero realmente que a liberação da ponte ocorra rapidamente. Nós merecemos que a tranquilidade volte ao local”, sentenciou a moradora.
A Secretaria municipal de Serviços Públicos confirmou que a nova ponte possui estruturas de concreto pré-moldadas. Na superfície, será feito o aterramento e a aplicação de pavimento asfáltico.
“Essa era uma ponte produzida por troncos de eucaliptos. Desta vez, foi construída uma ponte ‘aduela’. São seções quadradas, cada uma de três metros por três metros, sobre um colchão de pedras que serve para estabilizar os tubos de suporte. Muros de contenção também foram instalados impedindo que as águas da chuva causem erosão. Por fim, está sendo aplicada a pavimentação e os ‘guarda-corpos’, que são as proteções laterais, com a previsão final de entrega para este mês de julho”, confirmou o secretário Municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
Ainda segundo o secretário, a obra beneficia cerca de 5 mil moradores daquela região. O investimento foi de R$ 1.193.886,00.
Investimento de R$ 1,2 milhão beneficiará cerca de 5 mil pessoas; Prefeitura trabalha na pavimentação e na instalação de proteções laterais (Rodrigo Zanotto)
OUTRAS PONTES
A Secretaria de Infraestrutura confirmou que as demais obras de reconstrução das pontes continuam em execução dentro dos prazos previstos. A recuperação de duas pontes sobre o Ribeirão Anhumas, na Rua Bortolo Martins, no bairro Chácaras Belvedere, distrito de Barão Geraldo, contou com a construção de um muro de gabião com estrutura de arame preenchida com pedras. A proteção das cabeceiras está em execução. Já na ponte sobre o córrego Taubaté, na Rua Herbert de Souza do Jardim Santa Cruz, foi realizada a limpeza, a colocação de gabião e todo o restante da estrutura.
A reconstrução da ponte na Rua Ferdinando Turqueti, no Jardim das Bandeiras, já conta com os serviços de topografia finalizados. Na próxima semana, o estaqueamento para a construção da travessia será iniciado. Na ponte sobre o Rio Capivari, na Estrada Municipal CAM-268, que liga Campinas a Monte Mor, a construção do gabião e a limpeza estão prestes a serem finalizadas.