O médico obstetra Edson Basso foi condenado pela Justiça de Monte Mor a cinco meses de detenção por negligência. De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público, Basso teria esquecido uma gaze dentro da comerciária Maria da Cruz de Souza, de 26 anos, em 2009 durante a realização de uma cesárea.
A pena de detenção poderá ser substituída pelo pagamento de 25 salários mínimos à vítima. Após a cirurgia, a mulher teria começado a sentir fortes dores abdominais e ao passar por um procedimento cirúrgico foi encontrado o material alojado próximo ao útero.
A gaze acabou provocando uma inflamação ocasionando a perda de um dos ovários de Maria. A cesariana ocorreu na Santa Casa de Monte Mor, mas ninguém do hospital foi localizado para comentar o assunto.
O médico trabalha atualmente no Hospital Bom Samaritano de Artur Nogueira e nega qualquer responsabilidade pelo esquecimento do material no interior da mulher.
'Trabalhei 32 anos em Campinas e nunca tive nenhum problema. Esses processos só apareceram lá' , disse. Outros dois inquéritos em andamento no MP de Monte Mor também investigam a conduta do médico por suposta omissão e lesão corporal.
O advogado de Maria, Carlos Ribeiro, disse que move uma ação de indenização contra o médico e a condenação criminal servirá como prova no processo civil. 'Ela perdeu um dos ovários e parte de sua fertilidade. Aguardamos a decisão da Justiça' , disse. A decisão ainda cabe recurso e o médico informou que vai recorrer.