Linhas 144 (Jd. Capivari), 155, 156 (Terminal Vila União), 166 (Jd. Campos Elíseos) e 167 (Parque Tropical) ganham mais um veículo na frota
Faixa instalada no Terminal Campos Elíseos orienta os cidadãos; Emdec anunciou que por causa do reforço na 144, a operação da linha 141, que também circula no Jardim Capivari, será paralisada (Kamá Ribeiro)
Para ampliar a oferta de atendimento aos usuários, cinco linhas alimentadoras da região do Campos Elíseos, em Campinas, terão mais ônibus circulando a partir de sexta-feira (5). Além disso, a linha 165 (Jardim Pauliceia) terá o trajeto otimizado. As medidas determinadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) visam à redução dos intervalos das alimentadoras que ligam os bairros às linhas BRT (sigla em inglês que significa Bus Rapid Transit) a partir do Terminal Campos Elíseos.
Terão a frota reforçada, segundo divulgação da assessoria de imprensa da Prefeitura, passando de um para dois veículos em operação, a linha 144 (Jardim Capivari), em dias úteis e sábados, e as linhas 155 e 156 (Terminal Vila União), 166 (Jardim Campos Elíseos) e 167 (Parque Tropical) em dias úteis, sábados, domingos e feriados.
“Criamos as alimentadoras em janeiro para conectar os usuários dos bairros às linhas BRT, a partir do novo Terminal Campos Elíseos. Com a crescente adesão ao BRT, estamos reforçando a frota das alimentadoras e reduzindo o tempo de espera dos passageiros”, disse o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Por conta do reforço na 144, a operação da linha 141, que também circula no Jardim Capivari, será paralisada. A linha 165 passa a ter operação circular (passa uma única vez no trajeto em cada viagem), na região do Jardim Pauliceia. O trajeto otimizado resultará em ganho no tempo de ciclo e redução dos intervalos, de 40 para 30 minutos. Ela terá novos horários de operação válidos para dias úteis, sábados e domingos.
Pelo novo trajeto, ela passa a circular apenas em um sentido no Pauliceia. Assim, deixa de passar pelas vias Padre João Batista Carvalho e Antônio Rodrigues Moreira Neto. A linha também deixa de atender a um ponto de parada na Rua Ferdinando Panatonni e dois na Rua Willian Booth. Nesta última via será mantido o atendimento aos pontos em um dos sentidos, em direção ao Terminal Campos Elíseos.
OUTRAS MUDANÇAS
A região do Ouro Verde passou a contar com sete novas linhas alimentadoras desde o mês de janeiro deste ano: 144 (Jardim Capivari), 155 (Terminal Vila União), 156 (Terminal Vila União), 165 (Jardim Pauliceia), 166 (Jardim Campos Elíseos), 167 (Parque Tropical), 406 (Jardim Maria Rosa). A oitava linha, a 129, foi criada em fevereiro. Elas realizam trajetos curtos e têm a função de redistribuir a demanda dos bairros para as linhas BRT10 (Ouro Verde), BRT11 (Vida Nova) e BRT12 (Campos Elíseos), a partir do Terminal Campos Elíseos. Juntas, as seis alimentadoras impactadas transportaram, em fevereiro, mais de 900 passageiros em dias úteis.
Outro trajeto que mudou recentemente foi o da linha 192 (Vila Diva), na região do Campo Belo. Desde a última terça-feira ela circula com pequena alteração no trajeto, na região do Campo Belo. A medida determinada pela Emdec proporciona melhores condições de circulação aos ônibus no bairro, minimizando conflitos de tráfego.
Ela passou a circular nas vias Mário de Araújo Novais (Rua 18, no trecho entre a Jerônimo Mendonça e a José Felício de Souza) e José Felício de Souza (Avenida 5). Ao mesmo tempo, deixou de atender a trechos das ruas Jerônimo Mendonça e Érica de Andrade Silva (Rua 17). Nesta última, o ponto de parada localizado entre as vias Jerônimo Mendonça e José Felício de Souza deixa de ser atendido. Fica mantido o atendimento aos pontos da via localizados na altura da Rua Augusto Grespan.
A linha 192 transportou, em fevereiro, cerca de 5,3 mil passageiros em dias úteis. Ela liga o Jardim Itaguaçu ao Centro, passando pelas rodovias Miguel Melhado e Santos Dumont.
Para informar os usuários sobre as mudanças, a Emdec distribuiu cartazes informativos nos veículos. Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos Cittamobi e Moovit para consultar horários e itinerários das linhas municipais; bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto. Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo "Emdec", disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.