Sistema de ajuste de hora via GPS garante horário sincronizado (Matheus Pereira/AAN)
Entrou em operação na Lagoa do Taquaral, o primeiro dos 140 relógios com mostrador digital a serem instalados pela empresa JCDecaux Brasil – ganhadora de uma licitação aberta pela Serviços Técnicos Gerais (Setec), autarquia que disciplina o uso do solo público em Campinas. De acordo com a empresa, os relógios possuem um sistema de ajuste de hora via GPS, que garante o horário certo e sincronizado em toda a cidade, além de um sistema de medição de temperatura individualizada, que permite aos equipamentos registrarem com precisão o ambiente onde está instalado. A previsão é que, até julho do ano que vem, 21 unidades hoje em funcionamento sejam substituídas e 119 novos relógios digitais sejam instalados. O contrato com a Setec tem duração de 20 anos e, em troca, a empresa poderá explorar publicidade nos equipamentos. "A Lagoa do Taquaral é o local propício para que a população de Campinas conheça de perto o novo mobiliário, que em breve fará parte da rotina de toda a região. Escolhemos o parque por ser um lugar especial para a população e por ter grande circulação de pessoas diariamente e aos finais de semana", destaca Ana Célia Biondi, diretora-geral da JCDecaux no Brasil. O equipamento é parte do contrato de exclusividade firmado pela empresa, após processo licitatório, realizado pela Setec, que inclui a concepção, instalação, gestão, manutenção e operação publicitária de 140 relógios com mostrador digital na região por 20 anos. A previsão é que, até julho do próximo ano, 21 unidades existentes sejam substituídas e 119 novos relógios digitais, instalados. "Diferente do que tinha em Campinas até então, os novos relógios poderão exibir mensagens de utilidade pública, se tornando um canal de comunicação entre a administração e a população", ressalta Ana Célia. O design dos equipamentos é do arquiteto brasileiro Carlos Bratke. Eles são equipados com tubos LED, que reduzem o consumo de energia em 60%, e são feitos de material 100% reciclável, com ciclo de vida que se estende até o final do contrato, "evitando desperdícios desnecessários, ou seja são equipamentos concebidos para contribuir com a paisagem urbana da cidade pelos próximos 20 anos", garante a empresa. Já nos primeiros meses da operação, mais de 100 funcionários, de empresas de Campinas e arredores, trabalharão para criar a estrutura necessária para o serviço. Os próximos relógios serão instalados em importantes vias e pontos da cidade, como a Torre do Castelo, Estação Cultura e a Cidade Universitária, e avenidas John Boyd Dunlop, Amoreiras e Dr. Heitor Penteado, por exemplo, proporcionando aos moradores e visitantes uma fonte de informações. "A mídia Out of Home tem se consolidado como pilar importante na comunicação das cidades, por isso, estamos investindo fortemente em inovação e excelência", completa Ana Célia. SAIBA MAIS A JCDecaux surgiu em 1964 na França e hoje é líder mundial em out-of-home, reconhecida por sua expertise nos principais setores de atividade do segmento: mobiliário urbano, aeroportos, transportes, grandes formatos, shoppings e bicicletas. Presente em mais de 80 países, em 3.890 cidades, a empresa impacta mais de 410 milhões de pessoas diariamente em todo o mundo, oferecendo soluções segmentadas e integradas de comunicação com o público, com ampla variedade de produtos. A empresa opera há 22 anos no País.