Pinturas, grafites e melhorias serão feitas neste sábado na E.E. Hugo Penteado Teixeira
Iniciativa existe desde 2009 e é mediada pela Fundação Educar, um investimento da Companhia DPaschoal; no ano passado, grupo revitalizou escola no Jardim Regina (Divulgação/ Fundação Educar)
Deixar o espaço mais colorido, vibrante e cheio de vida são alguns dos pilares do projeto Oásis Educar, que, inspirado nos cinco passos da metodologia do Instituto Elos - reconhecer belezas, descobrir sonho comum, conhecer talentos locais, buscar recursos e mão na massa - mobiliza alunos e comunidade escolar para transformar espaços. A próxima instituição a receber essa ação em Campinas é a Escola Estadual Hugo Penteado Teixeira, no Parque Floresta III.
No próximo sábado, dia 5, o estabelecimento de ensino vai ganhar diversos elementos. Serão novas pinturas e grafites nos muros e muretas, além de melhorias nas áreas comuns, como nos jardins. Para quem quiser participar, basta comparecer no local a partir das 9h. A iniciativa existe desde 2009, é mediada pela Fundação Educar, um investimento social da Companhia DPaschoal.
As dependências de mais de 100 escolas já foram transformadas. Neste ano, o mutirão será liderado pelos jovens da Academia Educar, um dos programas da Fundação, que atua em prol da educação e cidadania há mais de 30 anos. A proposta é desenvolver jovens protagonistas capazes de escrever seu projeto de vida e transformar suas realidades.
“O Oásis Educar é uma jornada que convida cada participante a colaborar com seu melhor para a realização de um sonho comum das escolas públicas. O movimento é liderado pelo grupo de jovens da Academia Educar, que acolhe o sonho dos estudantes e professores, em um processo de escuta, e mobiliza parceiros e voluntários para fazer acontecer. Todas as pessoas serão bem-vindas para colocar a mão na massa na Escola Estadual Hugo Penteado Teixeira. Mais que a transformação física, é a ‘revolução’ que acontece em quem participa. Eles passam a apreciar a potência do lugar e das pessoas, e a entender a importância da participação ativa na construção da sociedade. Um espetáculo.” afirmou a gestora da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli.
No caso da Hugo Penteado, os alunos da Fundação estiveram nas dependências da instituição no primeiro semestre deste ano. Eles conheceram o local, reconheceram o que há de belo e o que pode melhorar. Na sequência, através de conversas, descobriram os sonhos dos estudantes, educadores e funcionários da escola. O próximo passo foi reconhecer os talentos dentro da própria comunidade. Antes da transformação física, os jovens realizaram oficinas, idealizadas por eles, com todas as crianças e adolescentes.
“A Fundação Educar vem sempre somando com a escola e é isso que a gente precisa. Somar boas iniciativas para que consigamos dar um futuro melhor para a população, formando jovens protagonistas. O projeto é fantástico da maneira que é implantado, despertando o protagonismo dos jovens, o que é cada vez mais necessário. Principalmente na periferia, onde estamos inseridos e as pessoas acham que nada é para eles. Isso vai acrescentar muito à região, mostrando que eles são capazes de melhorar o que eles quiserem. Isso começa com cada um de nós”, ressaltou o vice-diretor da escola, Ronaldo Alexandre Araújo.
Para participar com doações é necessário entrar em contato com a equipe da Fundação Educar através do telefone (19) 99814-7029. Tinta branca, corantes, pincéis, rolinhos e materiais de limpeza são aceitos como doação. A escola fica na Rua Doutor Maurício Lourenção Seber, nº 90, no bairro Parque Floresta III em Campinas.
No ano passado, o projeto aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental/ Educação de Jovens e Adultos Dr. João Alves dos Santos, no Jardim Regina. Para se ter uma ideia, foram quase 200 pessoas que, mesmo sem experiência, deram um colorido no chão, valorizando os desenhos quase apagados que convidavam as crianças a brincar de amarelinha e do que mais a imaginação permitir.
Próximos à biblioteca, os canteiros com flores bem coloridas deixaram o espaço ainda mais convidativo. A horta ganhou vida ao ser decorada com grafite e desenhos feitos por muitas mãos. A quadra foi totalmente repaginada com a pintura do chão. “Quando as crianças chegaram para a aula na segundafeira elas ficaram muito impactadas já na entrada da escola com a pintura das brincadeiras de chão. Foi emocionante recebê-las e ver a carinha de surpresa. Algumas ajudaram no sábado e, mesmo assim, estavam maravilhadas. Foi lindo de ver a surpresa delas. Os professores preparam aulas nos espaços que foram transformados para que os alunos pudessem ver as mudanças. Agora os alunos querem seguir arrumando a escola. Eles estão falando que precisam cuidar para toda essa beleza durar o maior tempo possível”, disse, à época, a orientadora pedagógica Francis Roberta de Jesus.