Após testes, as medidas serão efetivadas a partir da próxima semana (Divulgação)
Primeira colocada em ranking de “50 Pontos Críticos” de acidentalidade em Campinas, a região do cruzamento entre a Rua Tom de Araújo, marginal da Avenida John Boyd Dunlop (JBD), e a Avenida Prof. Mário Scolari vai receber intervenções para a transformação da segurança viária local. De acordo com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), as obras começam nesta segunda-feira (5) com previsão de duração de duas semanas, dependendo das condições climáticas.
O ranking foi criado pela Emdec, e aponta locais onde sinistros (acidentes) ocorrem com mais frequência. Com base em dados atualizados, entre janeiro de 2018 e abril de 2023, nesta localidade, foram registrados 99 sinistros: um com vítima fatal; 48 com vítimas, sem óbito; 46 sem vítimas; além de quatro atropelamentos sem óbitos.
Com a elaboração do ranking, equipes técnicas da Emdec e da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) fizeram vistorias na região, a partir de março de 2022, sendo a última realizada em 3 de maio de 2023. Ao longo deste período, foram elaborados estudos e recebidas recomendações da BIGRS. A Emdec construiu projeto e plano de ação com medidas de moderação de tráfego para o local. No dia 26 de maio, foi realizado o último teste, com simulação das intervenções.
Foram planejadas, simuladas e aprovadas, em ações operacionais com agentes da mobilidade urbana, três tipos de intervenções, com os seguintes objetivos:
De acordo com a Emdec, durante a simulação dessas obras geométricas, foi constatado que os motoristas passaram a realizar manobras de acordo com os objetivos de segurança viária, sem impactos consideráveis no percurso.
As intervenções serão acompanhadas pela implantação e manutenção de sinalizações horizontais e verticais, para esclarecer os condutores e pedestres.
Bloqueios
Nesta segunda-feira (5) apenas serão necessários bloqueios parciais para início das obras, sem alterações no tráfego local. Durante as obras, agentes da mobilidade urbana monitorarão a região e orientarão condutores e pedestres. Além deste, outros locais apontados no ranking dos “50 Pontos Críticos” têm projetos em elaboração ou em fase de testes pela Emdec.