EM CAMPINAS

John Boyd Dunlop recebe obras a partir desta segunda-feira

As intervenções devem durar duas semanas, dependendo das condições climáticas.

Do Correio.com
05/06/2023 às 09:12.
Atualizado em 05/06/2023 às 09:12
Após testes, as medidas serão efetivadas a partir da próxima semana (Divulgação)

Após testes, as medidas serão efetivadas a partir da próxima semana (Divulgação)

Primeira colocada em ranking de “50 Pontos Críticos” de acidentalidade em Campinas, a região do cruzamento entre a Rua Tom de Araújo, marginal da Avenida John Boyd Dunlop (JBD), e a Avenida Prof. Mário Scolari vai receber intervenções para a transformação da segurança viária local. De acordo com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), as obras começam nesta segunda-feira (5) com previsão de duração de duas semanas, dependendo das condições climáticas. 

O ranking foi criado pela Emdec, e aponta locais onde sinistros (acidentes) ocorrem com mais frequência. Com base em dados atualizados, entre janeiro de 2018 e abril de 2023, nesta localidade, foram registrados 99 sinistros: um com vítima fatal; 48 com vítimas, sem óbito; 46 sem vítimas; além de quatro atropelamentos sem óbitos.  

Com a elaboração do ranking, equipes técnicas da Emdec e da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) fizeram vistorias na região, a partir de março de 2022, sendo a última realizada em 3 de maio de 2023. Ao longo deste período, foram elaborados estudos e recebidas recomendações da BIGRS. A Emdec construiu projeto e plano de ação com medidas de moderação de tráfego para o local. No dia 26 de maio, foi realizado o último teste, com simulação das intervenções.  

Foram planejadas, simuladas e aprovadas, em ações operacionais com agentes da mobilidade urbana, três tipos de intervenções, com os seguintes objetivos:  

  • haverá a diminuição do raio de giro dos condutores que entram na rua Tom de Araújo a partir da rua Prof.ª Olga Álvares Schreiner e da av. Prof. Mário Scolari; e dos que acessam a av. Prof. Mário Scolari ou a rua Josepha Júlia Doval de Oliveira a partir da Tom de Araújo.
  • Será implantado sentido único nas ruas Prof.ª Olga Álvares Schreiner (com sentido rumo à rua Tom de Araújo) e Josepha Júlia Doval de Oliveira (com sentido rumo à rua Dr. Dante Erbolato). Em ambas, a alteração ocorre no trecho entre a Tom de Araújo e a rua Dr. Dante Erbolato.  
  • serão aumentados os passeios para pedestres, permitindo a circulação de um veículo por vez na faixa, em três pontos específicos: na rua Tom de Araújo a partir da rua Prof.ª Olga Álvares Schreiner e a partir da rua Prof. Mário Scolari; e na rua Dr. Dante Erbolato a partir da rua Josepha Júlia Doval de Oliveira.   

De acordo com a Emdec, durante a simulação dessas obras geométricas, foi constatado que os motoristas passaram a realizar manobras de acordo com os objetivos de segurança viária, sem impactos consideráveis no percurso. 

As intervenções serão acompanhadas pela implantação e manutenção de sinalizações horizontais e verticais, para esclarecer os condutores e pedestres. 

Bloqueios

Nesta segunda-feira (5) apenas serão necessários bloqueios parciais para início das obras, sem alterações no tráfego local. Durante as obras, agentes da mobilidade urbana monitorarão a região e orientarão condutores e pedestres. Além deste, outros locais apontados no ranking dos “50 Pontos Críticos” têm projetos em elaboração ou em fase de testes pela Emdec.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por