velocidade

Ipem confirma precisão de radares

De acordo com o especialista em metrologia do Ipem, a medição de velocidade da maior parte dos radares de Campinas é precisa

Alenita Ramirez
alenita.jesus@rac.com.br
22/05/2019 às 07:56.
Atualizado em 03/04/2022 às 10:09

De acordo com o especialista em metrologia do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Sebastião Luiz Barretto de Carvalho, a medição de velocidade da maior parte dos radares de Campinas é precisa. Ontem, o instituto começou a fazer uma "varredura" nos equipamentos para verificar se eles estão aferidos corretamente e todos que foram analisados estão dentro do padrão. A ação acontecerá até domingo. Campinas tem 132 aparelhos espalhados por diversos pontos. Segundo Carvalho, a aferição faz parte do trabalho de manutenção dos equipamentos, que é realizada uma vez por ano. Por dia são examinadas oito faixas. O teste é feito com um carro do Ipem que é equipado com um cronotacômetro que mostra a velocidade do veículo. Para verificar o radar, agentes de trânsito da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) isolam um trecho da via, cujo equipamento está instalado. Neste local são colocados cones para delimitar onde começa e termina a faixa dos sensores de velocidade. "A tolerância de fiscalização é 5km e todas que fizemos até hoje estavam dentro dessa faixa, ou para cima, ou para baixo", disse Carvalho. Na Avenida José Bonifácio, próximo da Rua Mogi Guaçu, no sentido bairro/centro, onde o limite de velocidade é 60 km, por exemplo, o cronotacômetro apontou 63,9 km enquanto o equipamento indicou que o carro estava a 63 km. "É raríssimo ter problemas nos radares de Campinas. Eles têm medição precisa, isso porque o sistema usado na medição é de sensor superficial, que mede a massa do carro quando ele passa sobre a região do sensor. Já as cidades que usam o sistema de ultrassom costumam ter problemas", disse o especialista em metrologia do Ipem. Segundo o Instituto, a fiscalização é para proteger o consumidor. Além disso, conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a aferição uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. A aferição no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP, equipe da empresa responsável pelo radar e agentes de trânsito. Os aparelhos que apresentam problemas são interditados e deixam de emitir multas. A empresa responsável pela manutenção é obrigada a providenciar o conserto e depois chamar o Ipem para reavaliar. Segundo Carvalho, a cada um ano, o aparelho deve ser reavaliado. Automaticamente, ao completar 12 meses ele deixa de aplicar multas. O Consórcio Campinas Vias é o responsável pela manutenção dos radares em Campinas. De acordo com a Emdec, em 2018, do total de 503.394 multas de trânsito aplicadas, 266.415 (52,92%) foram por excesso de velocidade (até 20%; entre 20% e 50%; acima de 50%). SAIBA MAIS Radares que serão aferidos Hoje Avenida Waldemar Paschoal próximo da General Carneiro; Avenida Lix da Cunha, próximo da Rua Dom José, sentido centro-bairro; Avenida Alberto Sarmento, próximo da Avenida Governador Pedro de Toledo. Amanhã Avenida Júlio Prestes, próximo da Avenida Nossa Senhora de Fátima, sentido bairro-centro; Avenida Guilherme de Campos, próximo da Rodovia D. Pedro I, sentido bairro-centro. Domingo Avenida Andrade Neves, próximo da Rua Dr. Mascarenhas; Avenida Andrade Neves, próximo da Avenida Barão de Itapura; Avenida João Jorge, próximo da Rua Dr. Salles de Oliveira, sentido centro-bairro. Valinhos testa os novos aparelhos até 2 de junho Radares eletrônicos de fiscalização de trânsito instalados em 32 pontos de Valinhos passaram a operar em fase de teste na madrugada da última segunda-feira. Os motoristas serão orientados e não receberão nenhuma autuação pelas infrações até o dia 2 de junho, período que servirá para adaptação dos condutores. Os novos equipamentos começarão a funcionar efetivamente no dia 3 de junho, a partir de 6h. Desde 2016, o município não contava com fiscalização eletrônica. A medida faz parte das ações adotadas pela Prefeitura para reduzir e prevenir acidentes nas vias que apresentam maior risco. Os equipamentos foram divididos em quatro grupos, sendo 19 radares de velocidade fixos, seis de controle de avanço em sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres, quatro para avanço de sinal vermelho e velocidade e três lombadas eletrônicas. Mauro Haddad Andrino, secretário de Mobilidade Urbana, explica que o excesso de velocidade é uma das infrações que mais preocupam e que não há outro meio de reduzir o número de acidentes se não houver um sistema de fiscalização operante. "Estamos trabalhando em conjunto com o Consórcio Valinhos Vias e finalizando a preparação de todo o sistema para retomar a operação e dar a melhor divulgação para que a população saiba que esses equipamentos estão funcionando com o objetivo de garantir segurança e tranquilidade a motoristas e pedestres", disse, destacando que, a partir de 3 de junho, "só serão autuados aqueles que desrespeitarem a lei." Além de informar os moradores pelo site da Prefeitura e pelos canais nas redes sociais, a Administração Municipal está preparando faixas que serão espalhadas pela cidade informando sobre o início da operação dos radares. Também serão implantadas sinalizações de solo e placas de orientação quanto ao limite de velocidade permitido nas vias, que varia de 40 a 60 quilômetros por hora.

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